Força Sindical pressiona para acelerar votação do fim do Fator Previdenciário

Data:

Compartilhar:

 

Membros da Força Sindical e deputados do PR, PDT e PTB ocuparam o Salão Verde da Câmara dos Deputados para cobrar a votação sobre o fim do fator previdenciário nesta terça-feira (20). A estratégia é mobilizar líderes partidários da Casa para que pressionem pela análise do tema no plenário.

Os sindicalistas tomaram o local gritando: “Vamos votar, vamos votar para o fator acabar”. 

A intenção é fazer pressão para que o projeto de lei (PL 3229/08) seja votado nesta quarta-feira (21). Para isso, é necessário que os deputados votem duas MPs (medidas provisórias), nesta terça-feira (20), que provocariam o bloqueio da pauta da Câmara se aprovadas.

Os sindicalistas querem o fim do Fator porque, segundo eles, o mecanismo "achata" a aposentadoria em até 40%. 

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, afirmou que os três partidos (PDT, PR e PTB) vão continuar com a pressão para que o projeto de lei possa ser votado o mais rápido possível.

O fator previdenciário é uma das pautas mais polêmicas da Câmara. Caso seja decidido pelo seu fim, o cálculo para a aposentadoria dos trabalhadores será modificado. 

Atualmente, para a liberação de aposentadoria é levado em conta a idade do trabalhador ao fazer o pedidodesta, bem como o tempo de contribuição e a expectativa de vida. Quanto menor for a idade da pessoa ao se aposentar, menor será o benefício recebido.

Uma das propostas discutidas pelos deputados é a fórmula 85/95 para o cálculo de aposentadorias. Essa medida prevê que sejam somados idade e tempo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que o contribuinte possa se aposentar.

A Força Sindical afirma que os manifestantes vão se reunir com o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT-SP) e buscar um corpo-a-corpo junto a parlamentares do PDT, PTB e PR.

Para muitos, o governo dá indícios de que não tem interesse na votação da proposta, mas Tatto disse que outras votações podem ser travadas no plenário caso haja acordo entre os partidos para colocar o fim do fator previdenciário em discussão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas