Horário de Verão gerou economia de 24.600 MWh em MT

Data:

Compartilhar:

 

Terminou à zero hora deste domingo (26) a 41ª edição do Horário de Verão, que, neste ano, teve duração de 133 dias. Entre outubro de 2011 e fevereiro deste ano, Mato Grosso economizou 24.600 MWh de energia, quantidade suficiente, por exemplo, para abastecer a cidade de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá) por 13 meses.

Com a população aproveitando mais a luz natural, uma vez que os dias passaram a ter duração de 14 horas durante os últimos quatro meses, o consumo de energia no horário de ponta (18h às 21h) sofreu redução de 4,2%.

Segundo o gerente de Operação do Sistema da Rede Cemat, Teomar Magri, a redução de consumo nos municípios atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), que são a maioria no Estado (99,8%), ficou dentro do esperado.

Já no Sistema Isolado, que corresponde à geração de energia por usinas a diesel e atende a apenas quatro localidades em Mato Grosso (0,2%) – Comodoro, Rondolândia e distritos de Guariba e Paranorte –, a economia foi de 39,43 MWh, ou seja, mais de 11,8 mil litros de óleo diesel deixaram de ser queimados durante o Horário de Verão.

Magri destacou, durante coletiva realizada nesta quinta-feira (23), que, apesar dos números não parecerem significativos ao serem analisados separadamente, quando somados aos resultados dos demais estados que também atrasaram o relógio em uma hora, auxiliam para uma folga no sistema nacional, principalmente no horário compreendido entre às 17h e às 23h.

“A redução parece pequena isoladamente, mas significa muito no Sistema Brasileiro. A diminuição da demanda no horário de ponta ajuda a poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas. Assim, no final do horário de verão, elas devem estar bem abastecidas, que é quando se aproxima o período de seca”, explicou o gerente.

De acordo com Magri, as chuvas que ocorreram fora de época no Estado (começaram 20 dias antes do esperado) e as ondas fortes de calor que se seguiram a esse período aumentaram a demanda e impediram uma economia ainda maior esse ano.

Conscientização

Para Magri, a adoção do Horário de Verão é uma oportunidade para que a sociedade repense o uso da energia elétrica e amplie as possibilidades de ganhos com a economia de energia.

O gerente salientou a importância de aliar as duas horas a mais que Horário de Verão oferece à hábitos racionais, como uso de equipamentos eficientes (com selo Procel), desenvolvimento de projetos inteligentes – no caso de quem for construir ou reformar – e aproveitar a luz natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas