Desabamentos no Rio repercutem na imprensa internacional

Data:

Compartilhar:

 

 
 

A queda dos três prédios na rua Treze de Maio, no centro do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (25) foi noticiado com destaque na imprensa internacional.


A rede de notícia CNN relacionou o desabamento a uma explosão, que ainda não foi confirmada pelas autoridades brasileiras: building in brazil partially collapses after blast (prédio no Brasil desaba parcialmente após explosão).

O espanhol El País, também destacou o desmoronamento e chegou a dizer que duas pessoas morreram no acidente.

O site da BBC mencionou a entrevista concedida pelo prefeito do Rio Eduardo Paes: “There are still people in the rubble, but we don't know how many” (Ainda há pessoas nos escombros, mas não sabemos quantas).

A versão online do jornal norte-americano New York Times publicou que um grande edifício desababou no Rio de Janeiro que havia confusão quanto ao número de feridos e sobre as possíveis causas. 

19 desaparecidos

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou na manhã desta quinta-feira (26) que pelo menos 19 pessoas que trabalhavam em um dos três prédios na avenida Treze de Maio, no Centro do Rio, não voltaram para casa o que pode indicar que elas estão desaparecidas. O acidente aconteceu por volta das 20h30 de quarta-feira (25).

Parentes e amigos que aguardam  notícias dessas pessoas estão na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, onde a Prefeitura montou uma base para a operação de resgate e desobstrução.

– A última informação sobre feridos é a mesma de ontem à noite. Foram cinco pessoas feridas, que foram levadas ao Souza Aguiar [hospital]. E informação de 19 pessoas que trabalhavam no prédio e que não voltaram para casa. Montamos uma estrutura na Câmara para a família dessas pessoas”.

Das cinco pessoas que deram entrada no hospital, três continuavam internadas por volta das 9h0 desta quinta.

Ao menos cinco pessoas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro após o acidente. Por volta das 8h30, três delas continuam internadas. Uma mulher, que perdeu parte do couro cabeludo, precisou ser operada, mas não corre risco de morrer.

Ainda não se sabe o que poderia ter causado o desmoronamento, mas funcionários e testemunhas contam que o cheiro de gás era forte. O prefeito Eduardo Paes foi ao local para acompanhar os trabalhos de buscas e disse que é remota a hipótese de vazamento

– Não vamos especular sobre as causas do acidente. O que está cada vez mais descartado é a possibilidade de alguma explosão causada por vazamento de gás. Muito provavelmente o que se teve foi uma falha estrutural no prédio maior, que levou ao desabamento, e ao desabamento dos prédios menores.

Desde as 6h desta quinta-feira estão interditados os seguintes trechos: avenida Treze de Maio, avenida Almirante Barroso entre avenida Rio Branco e a rua Senador Dantas. Esta está com mão invertida entre a avenida Almirante Barroso e a rua avaristo da Veiga. Veículos procedentes da Cruz Vermelha e da avenida República do Chile devem seguir pela Senador Dantas. A prefeitura pede que a população evite o local para facilitar a atuação das equipes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas