Depois de ser derrotado por 2 a 1 em casa pelo América-MG no último sábado, o Fluminense busca a reação no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), quando recebe o Grêmio no Estádio do Engenhão, em confronto válido pela 35ª rodada da competição.
Vencer é fundamental para o Tricolor carioca, terceiro colocado com 56 pontos e que pode acabar se complicando na luta por uma vaga na Copa Libertadores em caso de novo tropeço. Os gremistas, que aparecem na 11ª posição com 47 pontos, empataram por 2 a 2 com o Palmeiras, no fim de semana, e ficaram mais distantes da Libertadores. Porém, também precisam vencer e somar pontos para se garantirem matematicamente na Copa Sul-Americana.
Desde a derrota para o Coelho os jogadores do Fluminense estão trabalhando o aspecto psicológico para esquecer o que aconteceu no último sábado. Tudo para que este tropeç onão influencie negativamente o rendimento diante dos gremistas. É deste princípio que parte o volante Edinho: "Temos que esquecer o América-MG, esquecer essa atuação e pensar no próximo jogo para ver o que vai acontecer. Não podemos dizer que caímos fora da briga, até porque esse Campeonato Brasileiro está com resultados muito estranhos. É uma situação incômoda, mas não temos motivo para desistir do título e, principalmente, da vaga na Libertadores, que é o objetivo que traçamos no início do Brasileirão. Agora é ter muita força e segurança nessa reta final".
Entretanto, uma consequência daquele derrota dificilmente será evitada. Trata-se da presença do público no estádio, que deverá estar bem menor nesta quarta-feira. Nos últimos dias, o técnico Abel Braga chegou a declarar que não quer ver seus comandados reclamando de uma possível ausência de torcedores. Porém o elenco do Fluminense representado pelo goleiro Diego Cavalieri ainda sonha com um Engenhão cheio.
"A torcida do Fluminense sempre surpreende positivamente e tenho esperanças de que teremos o apoio de um bom público nesta quarta-feira. Já tivemos experiências de um estádio cheio mesmo depois de uma derrota e acredito que o torcedor sabe que este grupo luta sempre até o fim pelos bons resultados. Ainda estamos rigorosamente no páreo por uma vaga na próxima Copa Libertadores e até chances matemáticas de título existem. Portanto, temos que fazer a nossa parte dentro de campo e queremos esse carinho do torcedor mais uma vez", comentou o goleiro do Flu.
Para este compromisso o Fluminense terá o retorno do lateral esquerdo Carlinhos e do meio-campista Deco, que cumpriram suspensão diante do América e voltam a ficar à disposição. O primeiro volta na vaga de Jeferson, que foi muito vaiado no último sábado pelos torcedores tricolores. Já o apoiador vai ocupar o posto do argentino Lanzini, outro que deixou a desejar contra o Coelho.

Pelo lado do Grêmio, o técnico Celso Roth vem procurando deixar seus jogadores motivados. O clube ainda fala em Copa Libertadores, mas essa possibilidade é muito remota. O treinador, porém, confia em um bom desempenho diante do Fluminense, apesar do Rio de Janeiro não trazer boas memórias para o Grêmio no Campeonato Brasileiro. O time não venceu nenhuma vez na capital carioca no torneio: foram três derrotas, oito gols sofridos e somente um gol marcado. O jogo desta quinta é a última chance de comemorar uma vitória na Cidade Maravilhosa.
Para isso, será preciso superar as diversas ausências. Serão quatro alterações na escalação do time em relação ao fim de semana, quando o Tricolor Gaúcho empatou com o Palmeiras por 2 a 2. Na lateral esquerda, Julio César por pertencer ao Flu não poderá atuar. Gabriel será improvisado no setor. No meio, Fábio Rochemback cumprirá suspensão automática e sua vaga será preenchida por Adilson. Na parte mais ofensiva da equipe, os problemas são de lesão: no meio, Escudero sentiu o joelho e Lúcio será o seu substituto. Dores no mesmo local tiram André Lima do jogo. No seu lugar entrará Brandão.
Em 11º lugar na classificação, o Grêmio, independente dos resultados, terminará a rodada na mesma posição. O Inter está na frente com quatro pontos de vantagem, enquanto o Atlético-GO vem atrás com cinco de desvantagem. O fim de campeonato gremista é sem emoção, apenas para cumprir tabela.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X GRÊMIO
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de novembro de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Leandro Euzébio, Elivélton e Carlinhos; Diguinho, Valencia, Marquinho e Deco; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Abel Braga
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva, Rafael Marques e Gabriel; Fernando, Adilson, Marquinhos, Douglas e Lúcio; Brandão
Técnico: Celso Roth