Um quinto dos domicílios brasileiros usa carvão e lenha na cozinha

Data:

Compartilhar:

Thaís Paranhos 

Pesquisa do IBGE mostra que 14 milhões de família não utilizam gás de cozinha para preparar alimentos

Rafaela Felicciano/Metrópoles















Uma em cada cinco residências no Brasil usa carvão ou lenha para cozinhar. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (22/05/2019), 14 milhões de lares não utilizam gás no preparo de alimentos. No Distrito Federal, o número é um pouco menor e representa 14,4% das unidades habitacionais: 146 mil.

Os dados apontam para um aumento de quase 27,8% do número de domicílios brasileiros que usam lenha ou carvão para cozinhar de 2016 para 2018. O Estado do Pará é a unidade da federação com o maior índice percentual. Ao todo, 57,5% dos lares, ou seja, 1.410.000 residências não usam gás de cozinha.

Uma das explicações para o aumento de domicílios que usam lenha ou carvão pode ser o crescimento do desemprego, somado ao incremento do preço do gás de cozinha. No último dia 5, a Petrobras elevou em 3,4% e o valor médio nacional cobrado nas refinarias é de R$ 26,20 para um botijão de 13 quilos.

A pesquisa traz informações gerais sobre as características dos domicílios brasileiros. De acordo com o Pnad, 85% dos lares têm acesso à rede geral de distribuição de água e quase a totalidade, 99,5%, à energia elétrica.

Já em relação ao tratamento de esgoto, esse número cai para 66,3% das residências do país.

 

Jornalista: Thaís Paranhos

Fonte: Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas