Escola Superior do MPMT apoia IV Simpósio sobre Dislexia em Cuiabá

Data:

Compartilhar:

Redação 24 Horas News | 

“Nós da Fundação Escola temos sido parceiros da Associação de Dislexia e fazemos ação afirmativa, contratando especificamente uma pessoa com dislexia. Foi uma experiência excelente”, destacou o diretor Joelson de Campos Maciel.














A Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT) é uma das apoiadoras do IV Simpósio sobre Dislexia, nesta quinta e sexta (23 e 24 de maio), no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa. O evento trará profissionais de renome nacional para abordar os desafios na educação dos disléxicos.

“Nós da Fundação Escola temos sido parceiros da Associação de Dislexia e fazemos ação afirmativa, contratando especificamente uma pessoa com dislexia. Foi uma experiência excelente”, destacou o diretor Joelson de Campos Maciel.

Ano passado, a FESMP-MT realizou a “I Mesa de Discussão sobre os Direitos da Pessoa com Dislexia em Mato Grosso”, conquistando o reforço da 8ª Promotoria de Justiça de Cidadania de Cuiabá na busca por regulamentação de normas não aplicadas no estado. Leia mais: Relatos de disléxicos e familiares demonstram luta e superação em evento da FESMP-MT
http://www.fundacaoescola.org.br/home/index.php?pg=noticias_det&id=1528&t=1

As inscrições para o “IV Simpósio sobre Dislexia – Um Desafio para a Educação – Desafio, Neurociência, Educação e Qualificação” podem ser feitas neste link.
https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/13/visualizar

O evento é sem fins lucrativos e tudo o que for arrecadado com a entrada – 2 litros de leite – será destinado ao Hospital de Câncer e creches. Na ALMT, o debate acerca da dislexia é liderado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Programação – No dia 23, haverá palestra sobre “Neurologia Infantil” com a médica Newra Rotta, autora dos livros “Transtornos da Aprendizagem, Rotinas em Neuropediatria”, “Neurologia e Aprendizagem – Abordagem Multidisciplinar” e “Plasticidade Cerebral e Abordagem”. A presidente da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), Maria Angela Nogueira Nico, autora do livro “Facilitando a Alfabetização” e o promotor de Justiça do MPMT, Miguel Slhessarenko, comporão a mesa-redonda.

No dia 24, o tema será “Estilos de Aprendizagem” e “Dislexia na Vida Adulta” com depoimento do publicitário e fundador do DislexClub, Felipe Ponce, “o Pippo”, com o tema “Uma História de Sucesso”.

Entre os conferencistas estão ainda Lucas Emanuel Ramos Pereira, fonoaudiólogo e mestre em Educação pela Universidade de Ouro Preto (SP), a psicóloga Inez Ocanaã de Luca, mestre em Psicologia e membro da Equipe Multidisciplinar da Associação Brasileira de Dislexia e do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem.

Oficinas práticas – Os doutores e mestres Rauni Alves, Priscila Biaggi Alves de Alencar, Mariana Coelho Carvalho Fernandes e Maria Aparecida Lacerda Novak abordarão “Sinais, indicativos, escolares e emocionais para Dislexia, Discalculia e Disgrafia” e “Estratégia para alunos com problemas de aprendizagem” no período da manhã. E, a tarde, “Psicomotricidade e Dislexia” e “Intervenção Pedagógica na leitura e escrita por meio de atividades práticas e jogo de regras”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas