Misofonia: entenda síndrome da audição supersensível

Data:

Compartilhar:

misofonia se trata de uma sensibilidade seletiva a sons, ou seja, não existe um problema auditivo em si. É na verdade uma percepção alterada que a pessoa desenvolve a respeito destes sons.

Nesse mecanismo, toda vez que a pessoa ouve o som, é acionada uma estrutura cerebral (ínsula) ligada a emoções, que por sua vez desencadeia uma reação emocional que pode ser desde uma leve irritabilidade a uma crise intensa, semelhante a uma crise de pânico.

Nestes casos, a pessoa se sente sem controle da situação, e o organismo apresenta taquicardia e tremores. Com o tempo, o estímulo visual, como visualizar outra pessoa pegando uma maçã para comer, pode desencadear a crise antes mesmo de o som ser gerado.

O fenômeno em geral começa na infância ou adolescência, e pode estar associado com distúrbios psiquiátricos como ansiedade e transtorno do pânico. A evolução é variável, dependendo muito do equilíbrio emocional da pessoa e de apoio das pessoas mais próximas.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Como tratar a misofonia?

Se estes sons levam a um desconforto que começa a afetar sua vida, procure ajuda de um profissional. Os primeiros passos que um médico otorrinolaringologista irá tomar são uma boa avaliação, incluindo exame físico, e um exame audiométrico para excluir doenças dos ouvidos como a perda auditiva.

Afastando outros problemas, pode-se partir para o tratamento. O principal foco do tratamento é atingir os fatores comportamentais que fazem a pessoa associar o som a algo ameaçador. A terapia cognitivo-comportamental tem apresentado grandes benefícios nestes pacientes.

De uma perspectiva mais global sobre a vida da pessoa, o estilo de vida também merece atenção. Fatores como boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, técnicas de relaxamento como yoga meditação, e bons horários de sono sem dúvida influenciam positivamente as pessoas que sofrem deste problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...