29/01/2019 às 09:04h
Barragem de rejeitos preocupa moradores em Poconé
Ana Flávia Corrêa

Reprodução

Reprodução

Com o recente rompimento na barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, a população se desespera com o receio de uma nova tragédia. Em um vídeo enviado ao , um internauta mostrou uma barragem de rejeitos em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), de propriedade não identificada, em situação precária.

 

De acordo com informações da Agência Nacional de Mineração (ANM), atualizadas em janeiro de 2019, uma das barragens mais alarmantes de Mato Grosso é a BR Ismael, também em Poconé, de propriedade de Ismael Ledovino de Arruda. Não se sabe, contudo, se a barragem em questão é a mesma.

 

O volume da BR Ismael é de 450 mil m³ e ela tem risco de tragédia valorado como alto. Seu dano potencial é de categoria média.

 

Ainda de acordo com a ANM, Mato Grosso possui 31 barragens corretamente registradas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O cadastro possibilita informações sobre a categoria de risco e o dano potencial.

 

Agência Nacional registra barragens em Poconé (8), Nossa Senhora do Livramento (13), Nova Xavantina (3), Rio Branco (1), Vila Bela da Santíssima Trindade (3), Cuiabá (2), Pontes e Lacerda (1).     

 

Outras 31 barragens estão mapeadas, mas sem detalhes exigidos pela PNSB. Destas, 23 estão em Poconé, uma em Juína, duas em Rosário Oeste, uma em Cuiabá, duas em Nossa Senhora do Livramento e duas em Nova Santa Helena. Não há informações sobre risco ou dano potencial.   

 

Veja vídeo:

 

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2019 - Publicidade Nova Visão - CNPJ 07.296.611/0001-78. Jornalista responsável Jose Paulo Batista DRT MT- 000273 - Solange Priscila DRT MT- 002121