Governo da Nicarágua fecha canal de TV e prende jornalistas

Data:

Compartilhar:

© Jorge Cabrera/Reuters Governo da Nicarágua fecha canal de TV e prende jornalistas

A ditadura de Daniel Ortega, da Nicarágua, fechou o canal 100% Noticias e prendeu seu diretor, Miguel Mora, as jornalistas Verônica Chávez e Lúcia Pineda Ubau e o analista político Júlio López, na capital, Manágua.

Agentes da polícia antimotim entraram no edifício, apreenderam equipamentos e tiraram o canal do ar na noite de sexta-feira (21).

“É uma emergência, querem levar nosso diretor preso”, afirmou Pineda por mensagem em redes sociais. 

A jornalista estava na emissora no momento da operação e, depois que divulgou a informação, outros funcionários perderam contato com ela.

O canal afirmou ainda que o motorista Joseph Rafael Hernández está desaparecido desde a operação. 

Verônica Chávez, mulher de Mora, foi a única liberada pela polícia até a manhã deste sábado (22).

A agência reguladora de telecomunicações da Nicarágua, Telcor, soltou uma nota proibindo que operadoras de TV a cabo emitam o sinal do canal. 

“A partir das 21h [horário local; 1h da manhã de sábado em Brasília], fica sem autorização de transmitir no sistema de representada a entidade jurídica Primicias S.A., que opera sob a marca comercial 100% Noticias”, afirmou a nota.


As autoridades nicaraguenses não se pronunciaram sobre a operação.

Paulo Abrão, secretário-executivo da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos), afirmou em rede social que “a grande marcha autoritária das liberdades públicas avança na Nicarágua”. 

A relatora especial para a Nicarágua do organismo, Antonia Urrejola, manifestou repúdio contra o ataque. “Segue-se calando a dissidência. Não há democracia sem pluralismo e liberdade de expressão”, afirmou também nas redes sociais. 

A Câmara de Comércio Americana da Nicarágua também se pronunciou. 

“A liberdade de imprensa é um princípio básico que toda sociedade civilizada deve respeitar. Demandamos ao governo, mais uma vez, que respeite este e todos os direitos constitucionais dos nicaraguenses”, afirmou. 

Disse ainda que “sem liberdade de expressão nenhuma liberdade pode ser defendida”. 

O Conselho Superior da Empresa Privada da Nicarágua afirmou que o operação contra o canal e a detenção de Mora “representa um claro atropelamento da liberdade de imprensa, do livre exercício das atividades empresariais e um desrespeito à propriedade privada”. 

Pelo menos quatro patrulhas da polícia se mantinham na frente das instalações do 100% Noticias neste sábado, informou o jornal local La Prensa. A entrada do canal foi fechado com painéis de zinco, e repórteres foram impedidos de se aproximar do local.

O canal a cabo 100% Noticias liderou a cobertura dos protestos contra o governo iniciados em 18 de abril, que criticavam a reforma da Previdência, mas que se transformaram em manifestações que pediam a renúncia de Ortega e de sua mulher e vice-presidente, Rosario Murillo.

Durante o auge dos protestos, o canal foi censurado durante seis dias, mas depois voltou ao ar. Nas últimas semanas, Mora e outros funcionários denunciaram que eram perseguidos e que haviam sido detidos por algumas horas pela polícia.

Desde abril, a Nicarágua vive uma onda de manifestações pela saída de Ortega e Murillo. A repressão aos manifestantes já deixou 325 mortos, incluindo uma brasileira, e ao menos 400 presos. 

A ação contra o 100% Noticias ocorre após uma série de operações contra meios de comunicação de oposição e entidades da sociedade civil.

Forças de segurança invadiram e ocuparam há oito dias a Redação do jornal digital Confidencial e dos programas de televisão Esta Semana e Esta Noite, que pertencem ao jornalista Carlos Fernando Chamorro.


Já o jornal popular Q’Hubo anunciou nesta sexta-feira que deixará de circular na versão impressa temporariamente, diante de problemas de acesso à matéria-prima para impressão.

“Devido a obstáculos externos que nos limitam o acesso a matérias-primas importadas, nos vemos obrigados a suspender de forma temporária a edição em papel”, anunciou o Q’Hubo.

O jornal faz parte do mesmo grupo editorial do El Nuevo Diario, de circulação nacional, que há um mês deixou de circular em versão impressa aos fins de semana e que já havia reduzido o número de páginas.

O La Prensa informou que o regime Ortega mantém bloqueado há vários meses os processos de saída de aduana da matéria-prima necessária para a edição impressa dos jornais, o que qualifica como “mais uma ação contra a liberdade de imprensa”. 

“Se essa situação se mantém, em cerca de dois meses os dois grupos editoriais que existem no país se verão obrigados a suspender sua tiragem da edição impressa de seus periódicos e informar exclusivamente por meio de suas plataformas digitais”, afirmou o jornal.

“Esse tipo de ação é querer tapar o sol com uma peneira porque de todas as maneiras a informação continuará chegando, temos dois milhões e meio de visitantes únicos por mês [em nossa plataforma digital]”, afirmou Hugo Holmann, gerente geral do grupo editorial La Prensa, que publica os jornais La Prensa e Hoy.

“Este é um método que está sendo usado não apenas na Nicarágua. Já vimos o caso do El Nacional, em Caracas, na Venezuela, que foi obrigado a interromper sua impressão”, acrescentou Holmann. 

“Obviamente isso constitui uma violação ao direito básico de informar e estar informado, que é a base de todos os direitos humanos fundamentais. É obviamente mais um ataque à liberdade de imprensa e a nossos direitos.” 

Em relatório divulgado na sexta em Washington, o CIDH considerou que o regime de Ortega cometeu crimes contra a humanidade na repressão a manifestantes e oposicionistas.

O Grupo Interdisciplinar Especial de Investigação, designado para investigar as mortes pela repressão de manifestantes de abril a maio, foi expulso do país na última quarta (19). O grupo recomendou que Ortega, na qualidade de chefe supremo da polícia, tivesse sua responsabilidade investigada. Com informações da Folhapress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas