Cuba critica atitude “soberba e insensível” de Bolsonaro

Data:

Compartilhar:

© Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente de CubaMiguel Díaz-Canel, afirmou na quinta-feira 20 que o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, atuou com “soberba” e foi “insensível” ao questionar o profissionalismo dos médicos da ilha que trabalhavam no país por meio do programa Mais Médicos.

“Não tínhamos outra opção que a retirada de Cuba do programa “, disse Díaz-Canel em uma cerimônia de homenagem aos profissionais da saúde que retornaram a Havana.

“Era impossível permanecer de braços cruzados ante um governo (eleito) com soberba e insensível, incapaz de entender que nossos médicos chegaram ao país movidos pelo impulso de servir ao povo”, disse.

O governante cubano confirmou o retorno de 7.635 médicos (90%) que integravam o Mais Médicos no Brasil e que atendiam principalmente áreas menos favorecidas, em cidades com vagas que não haviam sido preenchidas por profissionais brasileiros. Outros 836 optaram por permanecer no país.

“Todos tiveram despedidas com abraços e lágrimas de milhares de brasileiros de coração nobre e valores humanos superiores aos do novo presidente, cujas declarações e ameaças provocaram o retorno”, disse.

Havana determinou em novembro a saída de seus profissionais contratados durante o governo de Dilma Rousseff, por meio de um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPS).

A decisão foi tomada após as críticas de Jair Bolsonaro. O presidente eleito chegou a afirmar que alguns médicos eram agentes cubanos.

Ele criticou o que considerava condições de “trabalho escravo” dos médicos que foram contratados, separados de suas famílias e recebendo apenas parte do salário, já que o restante era destinado ao governo cubano.

Díaz-Canel afirmou que os profissionais de Cuba chegaram “a locais esquecidos pelos seletivos serviços médicos do capitalismo selvagem pregado e de defendido por Bolsonaro”.

O presidente eleito, que tomará posse no próximo dia 1º de janeiro, é um duro crítico do governo cubano e dos acordos assinados pelos governos do PT, que na sua opinião favoreciam e financiavam uma “ditadura comunista”.

Na semana passada, o Ministério de Relações Exteriores brasileiro confirmou que os governo de Cuba e da Venezuela foram desconvidados para a cerimônia de posse de Bolsonaro, por seus governos antidemocráticos.

Segundo a pasta, o governo eleito havia dado recomendações para que todas as nações com que o Brasil mantém relações diplomáticas recebessem convites para o evento. Em um segundo momento, contudo, o MRE foi orientado a desfazer os convites que já haviam sido enviados a Miguel Díaz-Canel e Nicolás Maduro, da Venezuela.

(Com AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas