AL aprova volta das emendas impositivas

Data:

Compartilhar:

 
A Gazeta

plenario-assembleia.jpg

 

Com 17 votos favoráveis a Assembleia Legislativa de Mato Grosso(ALMT) aprovou em primeira votação, o Projeto Emenda Constitucional (PEC) para garantir novamente que as emendas parlamentares sejam impositivas, ou seja, que estejam garantidas no orçamento do Estado anualmente.

Com isso, 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado em 2019, será destinado às emendas dos 24 deputados, respeitando a destinação de 12% para a saúde, 25% para educação, 6,5% para a cultura local ou reginal e outros 6,5% para projetos de esporte. Os outros 50% dos recursos das emendas serão de livre escolha de cada parlamentar.

A proposta de autoria do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), que ainda precisa ser aprovada em segunda votação, visa garantir que as emendas dos deputados estaduais sejam cumpridas, assim como ocorre com as emendas do Congresso Nacional.

A emenda impositiva já havia sido aprovada na Legislatura passada (2011-2014), pelo então presidente da Assembleia, José Riva. 

Porém, o governador Pedro Taques (PSDB) não cumpriu em sua totalidade e decidiu entrar na justiça para derrubá-la através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

O pedido foi aprovado por unanimidade pelo pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em setembro deste ano. Ao analisarem a ação de inconstitucionalidade, os desembargadores entenderam que as emendas da Assembleia Legislativa nasceram inconstitucionais, uma vez que não têm parâmetro em uma lei federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...