Marcelo Álvaro Antônio é anunciado para o Ministério do Turismo

Data:

Compartilhar:

São Paulo — O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) será o novo ministro do Turismo do governo Bolsonaro. O anúncio foi feito nesta tarde pelo gabinete de transição, em entrevista coletiva em Brasília. 

Segundo Onyx Lorenzoni, o nome de Antônio foi apoiado por todo segmento do turismo e pela bancada do setor.

Ele é o segundo ministro filiado ao PSL, partido do presidente eleito, escolhido para fazer parte do governo. O primeiro é o futuro ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.

Aos 44 anos de idade, Antônio se reelegeu para a Câmara dos Deputados neste ano com mais de 230 mil votos — a maior votação obtida em Minas Gerais por um candidato a deputado federal.

Presidente do PSL mineiro e integrante da frente religiosa, ele tem o combate à corrupção entre as suas principais bandeiras. Entre 2012 e 2014, o futuro ministro foi vereador de Belo Horizonte.

Equipe

A formação do primeiro escalão do presidente eleito está quase completa, ainda que não se saiba ainda qual será a estrutura final.

Após falar em reduzir as 29 pastas atuais para 15, o presidente eleito considera que o número deve ficar próximo de 20. São esperadas mais pelo menos três indicações: Meio Ambiente, Comunicação e Minas e Energia.

Hoje foram anunciados, além de Antônio, o deputado Osmar Terra para a pasta de Cidadania e Ação Social (que juntará Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Trabalho e a Secretaria das Mulheres) e o servidor Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Paulo Guedes está definido para o “superministério” da Economia que reunirá Fazenda, Planejamento e Indústria, Comércio Exterior e Serviços e o juiz federal Sérgio Moro vai comandar outro “superministério”, o da Justiça e da Segurança Pública.

São quatro ministros militares anunciados até agora. O engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas vai comandar o Ministério da Infraestrutura, que reunirá Transportes, Portos, Aeroportos e Aviação Civil.

O General Augusto Heleno vai para o Gabinete de Segurança Institucional, o General Azevedo e Silva para a Defesa e o General de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz será ministro da Secretaria de Governo.

Gustavo Bebianno será o ministro da Secretaria-Geral e o o tenente-coronel Marcos Pontes vai para o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Foram confirmados também três nomes do Democratas: o deputado Onyx Lorenzoni chefia a transição e vai para a Casa Civil, Tereza Cristina, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), vai para o Ministério da Agricultura, e o deputado Luiz Henrique Mandetta vai para a Saúde.

O filósofo Olavo de Carvalho indicou dois nomes: Ernesto Araújo para o ministério das Relações Exteriores e Ricardo Vélez Rodríguez para o Ministério da Educação.

André Luiz de Almeida Mendonça será mantido na Advocacia Geral da União e Roberto Campos Netto será indicado para o Banco Central, que manterá status de ministério enquanto não tiver sua independência formalizada, segundo informações da equipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas