Abicalil pretende usar suspeição em recurso por ata fraudada

Data:

Compartilhar:

A decisão da juíza Vanessa Curti Perenha Gasques, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de se colocar sob suspeita para relatar processos em que o governador Pedro Taques (PSDB) esteja envolvido pode ser usada no recurso do ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cobrando a cassação da chapa do tucano, eleita em 2010 para o Senado.  

 

No julgamento sobre a fraude na ata de 2010, a magistrada votou para que apenas o registro de José Medeiros (Podemos) fosse cassado, inocentando Taques e Paulo Fiúza. Abicalil, que era autor da ação e ficou em 3º lugar na disputa ao Senado naquele ano, poderia ter assumido a vaga, caso todos fossem cassados.   

 

Vanessa se declarou suspeita para atuar em processos envolvendo o governador depois de vir a público a delação do empresário Alan Malouf, no dia 19. Na colaboração, o marido dela, o empresário Erivelto Gasques, dono City Lar, é citado como um dos supostos membros do grupo que arrecadou dinheiro de caixa 2 para a campanha de Taques em 2014.   

 

Para Abicalil, a juíza não teve esta mesma preocupação na época do julgamento do caso da ata fraudada. “Ela tratou o governador com a máxima intimidade. De fato, havia uma relação contratual e empresarial com o esposo da juíza e isso pode ter influenciado no julgamento dela”, considera o petista.   

 

Relator do caso da ata, o juiz Ulisses Rabaneda votou pela cassação de toda a chapa, incluindo Taques e Fiúza, o que beneficiaria Carlos Abicalil. Juíza revisora, Vanessa, porém, viu motivos para cassar somente o registro de Medeiros, o que fez com que Fiúza é que ficasse com a vaga de senador. Os demais magistrados acompanharam o voto dela. Atualmente, Medeiros permanece no cargo por conta de um recurso com efeito suspensivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas