Haddad: “Erro do PT foi não antecipar efeito de notícias falsas”

Data:

Compartilhar:

Clara Cerioni

© Getty Images Haddad: a entrevista foi organizada pelo jornal O Globo, Extra, Valor Econômico e Época e teve duração de duas horas.

São Paulo — Em sabatina realizada nesta terça-feira (23), o candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, afirmou que a disseminação em massa de informações falsas pelo WhatsApp fez a diferença no resultado do primeiro turno. A entrevista foi organizada pelo jornal O Globo, Extra, Valor Econômico e Época e teve duração de duas horas.

Ele usou como exemplos o segundo turno no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Nos dois estados, Wilson Witzel e Romeu Zema, que se associaram a Bolsonaro, cresceram dias antes da votação e lideram as pesquisas.

“As fake news em Minas e no Rio fizeram toda a diferença. Institutos não conseguiram captar as intenções de voto porque algo aconteceu de sexta para sábado que mudou o humor nesses estados. Um juiz (Witzel) e um empresário que ninguém conhece (Zema) chegaram ao segundo turno. Você vai ver onde esses disparos foram feitos. Vai ver que esses dois estados explicam 80% da diferença que me daria a vitória”, disse.

Questionado se a insistência em viabilizar a candidatura do ex-presidente Lula não foi um erro estratégico do PT, Haddad disse que o erro foi não antecipar o uso de redes sociais para impulsionar conteúdos falsos contra o partido.

“Cometemos um erro estratégico porque não pensamos que eles iriam usar o expediente do WhatsApp para obter financiamento ilegal de campanha. Não contei com isso mesmo. O que aconteceu no primeiro turno não tem nada a ver com legislação eleitoral. Estamos falando do novo Caixa 2. Estão driblando o velho caixa 2 e criando um novo”, afirmou.

Segundo o candidato, o PT não conseguiu desconstruir a imagem de Bolsonaro antes, porque era preciso construir a sua primeiro. “Precisava mostrar ao leitor quem está falando, quem é o Fernando Haddad, o que ele fez na vida”, disse.

Lava Jato e Petrobras

Perguntado sobre o Operação Lava Jato, Haddad disse que as críticas do PT à operação e ao Judiciário são em relação ao caso de Lula. “Ninguém é contra prender empresário corrupto. Se eu for eleito, o corruptor vai ter a pena agravada.”

Apesar de reconhecer os erros no escândalo de corrupção na Petrobras, o candidato petista defendeu José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da empresa e atual coordenador geral de sua campanha.

“Ele não está respondendo por absolutamente nenhum desvio de recurso nem inquérito. O Gabrielli não foi delatado por absolutamente ninguém”, disse.

Bolsonaro

Na opinião do petista, a campanha de Bolsonaro, a quem classificou como “figura desimportante no meio militar”, representa o que sobrou da ditadura e hoje se expressa politicamente. “A grande preocupação de uma vitória do candidato é de ser uma afronta ao nosso regime de democracia. Nós temos medo de quem está por trás dele, sobras dos porões da ditadura”, disse.

Sobre o papel dos militares na política, o candidato disse que está preocupado com a volta da tutela das Forças Armadas. Fala em “sombra” e critica a presença de general em entrevista no TSE no último domingo, em referência ao chefe do GSI.

Durante a entrevista, Haddad repetiu uma acusação equivocada feita por Geraldo Azevedo no sábado, em show em Jacobina, na Bahia.

Na ocasião, Azevedo disse que foi preso duas vezes na ditadura e que foi torturado. Segundo o artista, o general Hamilton Mourão era um dos torturadores. Logo depois, o cantor disse que errou e pediu desculpas pelo “transtorno causado”.

Confrontado com a negativa de Mourão, após a sabatina, Haddad indicou que Geraldo Azevedo fosse ouvido sobre o caso. “Entrevista o Geraldo Azevedo.

O seu adversário, o candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro, também foi convidado pelos organizadores para realizar uma sabatina, mas até a publicação desta reportagem ele ainda não havia se pronunciado.

Segurança pública

Ao ser perguntado sobre seus planos para resolver o problema de violência no país, o candidato disse que “diferente da de Bolsonaro, sua proposta é de fácil compreensão e está toda descrita no plano de governo”.

“Vamos dobrar contingente da polícia, liberar as forças estaduais para proteger os cidadãos. A Polícia Militar e a Polícia Civil estão trabalhando muito, mas falta gestão. Precisamos criar um sistema único de segurança pública centralizada, com gerência da União.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...