CNJ arquiva reclamação contra juiz que prendeu Luiz Soares

Data:

Compartilhar:

Arthur Santos da Silva

[email protected]

João Vieira

João Vieira

O ministro João Otávio de Noronha, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinou o arquivamento de reclamação disciplinar proposta por Luiz Soares, secretário de Saúde de Mato Grosso, em face do juiz Fernando Kendi Ishikawa.    

 


Ishikawa determinou a prisão de Soares, no dia 22 de setembro de 2017, por conta do não pagamento de R$ 480 para uma prestadora de serviço em tratamento de saúde baseado no remédio canabidiol 17%.  

 

Na mesma data da prisão o desembargado Paulo da Cunha, do Tribunal de Justiça (TJMT), decidiu relaxar a prisão do secretário de Saúde do Estado.

 

A decisão de Kendi foi considerada ilegal. Soares possui prerrogativa de foro privilegiado pela função. A detenção somente poderia ter sido determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.  

 

Na decisão do CNJ pelo arquivamento, foi considerado que o juiz não agiu com dolo. Assim, a decisão não poderia ser examina no âmbito administrativo. Caberia recurso apenas na própria ação que determinou a prisão.   

 

“Salvo nos casos comprovados de má-fé ou dolo, o magistrado não pode ser punido pelo teor de suas decisões. In casu, não se verificou arbitrária a conduta do magistrado, que baseou a decisão em seu livre convencimento motivado”, afirmou o corregedor.   

 

A decisão pelo arquivamento foi estabelecida no dia 16 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...