Detox no inverno: aposte nessa dieta na estação gelada sem sofrimento

Data:

Compartilhar:

Fazer uma dieta detox no inverno pode assustar um pouco, pois na estação do frio sentimos mais fome e preferimos ingerir comidas mais quente. Mas saiba que dá para apostar na detoxificação do organismo, que auxilia o corpo a eliminar toxinas, por meio de sopas ricas em alimentos naturais.

Saiba mais sobre o processo

A diminuição ou eliminação das substâncias tóxicas ocorre “por meio do suor, lágrimas, urina, entre outros. O processo acontece em todas as células do corpo, mas, principalmente, no fígado e no intestino”, conta Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo. O cardápio da dieta detox deve “ter baixas calorias, não conter alimentos industrializados, ter pouco sal e açúcar, ser rico em vegetais e frutas, e eliminar a carne vermelha”, complementa Gabriela Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia.

Também é saúde!

Apesar de ser uma dieta de poucas calorias, os benefícios do detox vão além do emagrecimento. A melhora do sistema imunológico e a prevenção de doenças são algumas de suas vantagens. O motivo é a presença alimentos como a couve, o repolho, o brócolis, o gengibre, a cúrcuma, o limão, entre outros, que, além de levinhos, são excelentes fontes de vitaminas e minerais.

Como acontece o emagrecimento?

A maioria das toxinas são lipossolúveis, ou seja, se acumulam no tecido gorduroso do nosso organismo. Assim, para que ocorra o processo de emagrecimento, é necessário a quebra dos tecidos adiposos e, consequentemente, a liberação das toxinas que estavam armazenadas. “É interessante fazer uma dieta detox quando o indivíduo já perdeu uma quantidade de peso e teve uma estabilização dessa perda”, aconselha Marisa.

Detox no inverno

Para acelerar o processo de emagrecimento, a última refeição do dia deve ser leve, então, uma sopa detox é o prato ideal, principalmente para os dias mais frios. Segundo a médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki: “As sopas são um curinga para quem está de dieta. O alimento quente é rico em água, que ajuda a promover saciedade”. “Enquanto dormimos, o organismo processa tudo o que foi ingerido durante o dia e elimina as toxinas”, afirma a nutricionista. Por isso, se a refeição for leve e nutritiva, o trabalho do corpo fica mais fácil. Mas a dieta pode ser adequada às necessidade de cada indivíduo, de acordo com as indicações do nutricionista.

Sopa detox

Para a sopa ser detox, “não deve conter excesso de sal e condimentos, gorduras trans, carnes gordas ou produtos refinados como arroz, macarrão ou farinha branca”, aconselha Tamara. Portanto, para garantir uma sopa magrinha, opte pelos alimentos como couve, gengibre, cúrcuma, brócolis, batata-baroa, inhame e espinafre, por exemplo.

Consultoria: Gabriela Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia, do Rio de Janeiro (RJ); Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo (SP); Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro (RJ)

Texto: Redação Alto Astral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas