Ex-ministro critica gestão Taques e diz que MT precisa desenvolver receita

Data:

Compartilhar:

 repórter do GD


Pré-candidato à presidência da República pelo MDB, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, criticou a postura do governo Pedro Taques (PSDB) em reclamar apenas redução de repasses federais para Mato Grosso. Segundo Meirelles, os repasses obrigatórios foram feitos, mas é preciso que os Estados tenham receita própria.

João Vieira

“O Estado também precisa aumentar a sua arrecadação. Não pode ficar só dependendo do governo federal. Estado tem que ter receita. Ter a economia mato-grossense crescendo forte”, disse o pré-candidato durante o Seminário Encontro com o Futuro, promovido pela Fundação Ulisses Guimarães, ligada ao MDB.

Leia também – Taques vistoria obra com democratas em VG, mas Jayme não participa

Meirelles tentou simplificar a sua crítica com a administração familiar, alegando que se “o dono ou dona de casa está administrando mal o dinheiro, gastando onde não deve, comprando coisa errada? Uma boa gestão é fundamental. É preciso administrar bem o Estado”, exemplificou.

No entanto, Meirelles admitiu que a União diminuiu os repasses por conta da crise financeira. “Para distribuir o dinheiro tem que ter dinheiro no cofre. Com cofre vazio não dá de distribuir nada. Corrigimos isso”, disse.

O emedebista também defendeu o aumento de investimentos na infraestrutura do Estado para logística e a industrialização da região para aumentar emprego.

“Em primeiro lugar temos que criar uma rede de transporte adequado para escoar a produção. É fundamental. E isso significa segurança, estabilidade e significa atrair investimentos no mundo inteiro para o Estado”, defendeu.

“Pegar a produção de Mato Grosso e industrializar, criar fábricas para industrializar essa produção. Industrias que somem riqueza ao Estado e transporte adequado”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas