Administração municipal capacita servidores para melhoria nos procedimentos de compras

Data:

Compartilhar:

Assessoria

A Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Administração promoveu ontem uma capacitação interna para melhoria nos procedimentos de compras, envolvendo os setores de Contabilidade, Tesouraria e Compras Central e das demais secretarias. Recentemente a prefeitura mudou o sistema informatizado de Gestão, permitindo que as secretarias tenham acesso aos seus saldos orçamentários e assim, escolham a dotação devida para suas despesas, evitando que solicitações fiquem paralisadas na Central de Compras aguardando que os setores de Contabilidade e Tesouraria definam qual a dotação adequada para cada solicitação e se existe saldo. Esse padrão metodológico causava atrasos nas compras, prejudicando muitas vezes o serviço final prestado ao cidadão.

Esta descentralização da execução orçamentária pretende dar maior celeridade aos processos de compras e assegurar mais e melhores serviços aos cidadãos que são atendidos na ponta de cada setor público municipal. Se por um lado confere privilégio às secretarias terem acesso direto ao orçamento, por outro, exige responsabilidade no uso deste acesso e para isso, é necessário ter o conhecimento mínimo sobre as regras do orçamento e os procedimentos técnicos envolvidos. Daí a necessidade de se capacitar os servidores para que não cometam erros e transformem uma solução em problema.

O assessor contábil Rodrigo Benassi conduziu a capacitação e o próprio diálogo entre os envolvidos teve a intenção de dirimir as dúvidas e passar a trabalhar de forma integrada, evitando os retrabalhos e conflitos de informações que por vezes emperram os andamentos dos trabalhos administrativos com efeito nos serviços finais à população.

Esta descentralização é um avanço na administração pública municipal, uma vez que poucas prefeituras a realizam pela complexidade, pela falta de pessoas capacitadas ou porque os gestores temem a transparência inevitável com esta adoção, em que a administração atual não teme e entende que este é o caminho para o melhor aproveitamento dos recursos públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas