13/05/2018 às 09:27h
Pyongyang vai desmantelar instalações nucleares
AFP


O líder norte-coreano, Kim Jong-un

A Coreia do Norte anunciou, neste sábado (12), que desmantelará sua planta de testes nucleares ainda este mês, diante da imprensa e antes da histórica cúpula com os Estados Unidos.

Os mais céticos advertem, porém, que Pyongyang precisa fazer um compromisso público para entregar seu arsenal, que inclui mísseis capazes de alcançar os Estados Unidos.

Washington está buscando a "completa, verificável e irreversível desnuclearização" da Coreia do Norte.

Em Punggye-ri - as instalações que serão fechadas no país -, foram realizados seis testes nucleares, o último e mais poderoso em setembro do ano passado, quando Pyongyang disse que possuía uma bomba H.

A cerimônia para o desmantelamento das instalações foi programada para acontecer entre os dias 23 e 25 de maio, disse o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, segundo a agência estatal de notícias KCNA.

Os túneis da planta de testes serão explodidos, e suas entradas, completamente bloqueadas, afirmou o Ministério em um comunicado.

Todas as instalações de observação e institutos de pesquisa serão eliminados e "a zona ao redor da planta de testes será fechada completamente", acrescentou.

Jornalistas de China, Rússia, Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul poderão cobrir o evento para mostrá-lo "de maneira transparente".

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2018 - Publicidade Nova Visão - CNPJ 07.296.611/0001-78. Jornalista responsável Jose Paulo Batista DRT MT- 000273 - Solange Priscila DRT MT- 002121