EUA se arrependerão “muito cedo” caso abandonem acordo nuclear, adverte presidente iraniano

Data:

Compartilhar:


O presidente iraniano Hassan Rohani em janeiro.© Fornecido por El Pais Brasil O presidente iraniano Hassan Rohani em janeiro.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, advertiu neste domingo que os Estados Unidos se arrependerão “muito cedo” caso abandonem o acordo nuclear, assinado em 2015 entre Irã e seis grandes potências. Ao mesmo tempo Rohani reiterou que não negociará um novo pacto.

“Se os EUA se retirarem do JCPOA (siglas em inglês para o acordo nuclear), muito cedo terão um arrependimento histórico”, afirmou Rohaní em um discurso publicado no site oficial da Presidência.

O mandatário iraniano reforçou que seu país não negociará suas “armas defensivas com ninguém” e seguirá combatendo o terrorismo “em qualquer parte da região”.

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou em janeiro abandonar o acordo nuclear, caso não se imponham mais restrições a Teerã. Ele deve anunciar uma decisão sobre o caso no próximo dia 12.

Junto de seu homólogo francês, Emmanuel Macron, Trump abriu a porta para negociar um novo pacto multilateral com o Irã para limitar o sistema de mísseis balísticos de Teerã e sua influência na região.

O acordo nuclear assinado entre o Irã e o Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido, mais a Alemanha), limita o programa atômico de Teerã à mudança da suspensão das multas internacionais, mas não inclui nenhuma referência às armas convencionais ou à política exterior da República Islâmica.

“Trump diz continuamente que o JCPOA está a favor do Irã e em detrimento dos Estados Unidos, e que o Irã nos enganou, mas isso não é lógico, nós não enganamos ninguém”, afirmou Rohani.

O mandatário iraniano também disse que “apesar de os norte-americanos não terem cumprido com seu compromisso em todas as etapas”, o Irã sim se manteve fiel às suas obrigações.

O Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) ratificou em uma dezena de ocasiões que Teerã está cumprindo com seus compromissos com o acordo nuclear.

No entanto, na segunda-feira passada, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, revelou uma série de documentos que, segundo ele, provam que o Irã tem um programa nuclear secreto. A revelação provocou uma reação imediata do governo iraniano, que chamou Netanyahu de de “mentiroso inveterado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...