Temer diz que fechar fronteira com a Venezuela “é incogitável”

Data:

Compartilhar:


Por Lisandra Paraguassu

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira que o fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela, como pediu o Estado de Roraima, é algo “incogitável”.

“Isso não é hábito do Brasil, não fechar fronteiras e nem espero que o STF venha a decidir dessa forma. Fechar fronteiras é incogitável”, disse Temer a jornalistas em Lima, onde participa da Cúpula das Américas.

Temer afirmou que havia analisado pouco antes o pedido do governo de Roraima, apresentado ao Supremo Tribunal Federal, e o considerou que o pedido não tinha “muita significação”.

“Muitas das medidas pleiteadas já estão sendo tomadas. Recursos, pessoas que vão para lá para dar assistência”, disse.

O governo de Roraima apresentou no início da tarde desta sexta uma ação ao STF cobrando do governo federal o fechamento temporário da fronteira com a Venezuela para impedir que o “fluxo imigratório desordenado produza efeitos mais devastadores aos brasileiros” e aos estrangeiros que residem naquele Estado. [nL1N1RQ1PS]

O governo de Roraima reclama que a União não tem feito o suficiente para ajudar o Estado a lidar com o constante fluxo de venezuelanos. De acordo com a contas da Polícia Federal, entre 500 e 700 pessoas cruzam a fronteira todos os dias –nem todas para viver no Brasil.

A ação da governadora de Roraima também foi criticada pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, que mostrou irritação ao ser informado do teor do pedido feito ao STF.

“Essa é uma ideia… tenha santa paciência”, reagiu o ministro.

O presidente do Brasil, Michel Temer, chega ao aeorporto para a Cúpula das Américas em Lima, no Peru© REUTERS/Guadalupe Pardo O presidente do Brasil, Michel Temer, chega ao aeorporto para a Cúpula das Américas em Lima, no Peru

Aloysio, que também está em Lima para a Cúpula das Américas, desconhecia a ação. Ao ser informado do caso, defendeu o governo federal.

“O governo federal está fazendo muito, está ajudando tanto o governo do Estado quanto as prefeituras. Nós temos recursos, temos gente ajudando, temos colaboração com a sociedade civil. Estamos fazendo muito e vamos fazer tudo que for necessário”, afirmou.

Em entrevista em Brasília, Suely Campos afirmou que tentou tratar da crise dos venezuelanos em Roraima “incontáveis vezes”, mas que não tem recebido o apoio necessário do governo federal.

“O Estado está já impactado, está sobrecarregado. Como é que o menor Estado da Federação, nós temos 520 mil habitantes, de repente nós temos um acréscimo de 10 por cento da nossa população”, disse.

Para a governadora, falta na fronteira um controle maior sobre quem entra no país por parte do governo federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas