DERRFVA prende quadrilha de roubos de carretas e cargas e resgata vítima em cativeiro

Data:

Compartilhar:

Assessoria | PJC-MT


Uma associação criminosa armada, que atuava fortemente no roubo de caminhões e cargas em Mato Grosso, foi desarticulada na noite de terça-feira (03) em ação da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), da Polícia Civil. Um caminhoneiro, de 42 anos, foi resgatado em área de matagal, após ser mantido refém pelos criminosos.

O trabalho integra a operação “Conexão”, que ao longo de seis meses de investigação prendeu 27 pessoas envolvidas em roubo de caminhões para comercialização no Paraguai. Os criminosos também vendiam, junto a empresas receptadoras, as cargas roubadas dos caminhões, contendo itens diversos como combustível, grãos, bebidas, etc.

De acordo com o delegado titular da Derrfva, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a quadrilha começou a atuar em agosto do ano passado. “Desde então estamos monitorando o bando e conseguimos, durante o período de investigações realizar as prisões de todos os autores. A ação desta terça-feira é considerada um marco final dessa investigação, onde foi possível prender os remanescentes da quadrilha, e em especial o líder”.

Em diligências na cidade de Jaciara, o grupo criminoso foi desarticulado por policiais civis da unidade especializada.

Foram presos os suspeitos Paulo Victor da Silva Camargo, 28, apontado como líder da quadrilha, Elwis Clayton Fahy, 35, e sua companheira Jacqueline Patrícia Silva Alfonso, 21 – que no momento da prisão confessaram ter como atribuição no bando o desligamento do rastreador dos caminhões; Karolaine Aparecida da Silva, 20, que atuava como “isca” para atrair os caminhoneiros. Também foi apreendido o adolescente L.A. S, 17, responsável por manter a vítima refém em matagal, utilizando para isso um revólver calibre .38 (com cinco munições intactas).

O caminhão roubado (Scania, cor vermelha) foi encontrado à beira da rodovia 364, km 315. Os veículos de passeio utilizados pela quadrilha também foram apreendidos.

Operação Conexão (Brasil x Paraguai)

As investigações apontaram que a quadrilha distribuía a carga roubada dos caminhões em empresas receptadoras e levavam o veículo para o Paraguai, onde era comercializado por valor inferior ao de mercado. O foco principal do grupo era o caminhão carreta tipo LS, marca Scania, avaliado em aproximadamente R$ 350 mil. No País vizinho, ele era vendido por cerca de R$ 50 mil.

Segundo o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o modus operandi da quadrilha inicialmente era a utilização de “iscas” (mulheres na beira de estrada para atrair os motoristas). Mas, recentemente, o grupo criminoso usava “aranhas” (pessoas que subiam na carreta para desconectar a mangueira que fica entre o reboque e o cavalo).

Após o crime, os motoristas (vítimas) eram levados para cativeiro (localizados geralmente em área de matagal, na beira de estrada). Os caminhoneiros só eram libertados quando o veículo chegava ao destino final (Paraguai).

Os presos responderão pelos crimes de associação criminosa armada e roubo triplamente majorado (concurso de pessoas, uso de arma de fogo e restrição de liberdade da vítima) e serão encaminhados para audiência de custódia na cidade de Jaciara, onde ocorreu o crime.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas