Projeto busca conscientizar e reduzir violência contra a mulher em Rondonópolis

Data:

Compartilhar:

Assessoria | PJC-MT

Uma iniciativa que visa reduzir os índices de violência contra a mulher e a reincidência dos agressores foi colocada em prática pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis (DEDM) da Polícia Judiciária Civil, em Rondonópolis (212 km ao Sul). É o projeto “Movimenta-se contra a Violência”, que além de trabalhar com a violência de gênero, direto com as vítimas, também aborda a temática junto ao público juvenil nas escolas.

O projeto “Movimenta-se contra a Violência”, foi idealizado pela investigadora de polícia, Gislene Cabral de Souza, da DEDM de Rondonópolis, para ampliar  as ações de combate a violência no âmbito familiar, levando informações e esclarecimentos para estudantes de várias faixas etária.

As palestras já atingiram mais de 750 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens, da região do Vale do São Lourenço (Sul de Mato Grosso). Foram beneficiadas 13 unidades de ensino dos municípios de Juscimeira (157 km ao Sul), Dom Aquino (166 km ao Sul), São Pedro da Cipa (148 km ao Sul), Jaciara (131 km ao Sul). A última ocorreu, na manhã desta sexta-feira (23.03), na Escola Irmã Miguelina Corso, da cidade de São Pedro da Cipa, para alunos do ensino médio.

Conforme Gislene Cabral, o projeto foi iniciado em agosto de 2017, diante da necessidade de melhorar o atendimento às vítimas na Delegacia da Mulher, buscando proporcionar estrutura humanizada as mulheres fragilizadas pela violência. Após conseguir melhorias na unidade, com ajuda da sociedade civil organizada, o projeto ampliou as atividades em busca de reduzir os casos de reincidência no âmbito familiar, voltando à atenção não somente às mulheres vítimas, mas também aos agressores.

“É relevante que sejam identificados fatores relacionados às características das vítimas e dos agressores, buscando desenvolver programas de proteção às mulheres vítimas dessa violência que se alastra no seio familiar e social, em todas as classes sociais e níveis culturais”, analisa a investigadora.

No dia 8 de Março de 2018 foi realizada a primeira atividade pública do projeto, para celebrar a data e conscientizar à sociedade sobre o crescente aumento da violência doméstica, cujo  último estágio é o feminicídio.

Para o delegado regional de Rondonópolis, Claudinei Souza Lopes, o trabalho é importante, pois chama a atenção da sociedade sobre a necessidade de unir forças e, junto com a segurança pública, agir em defesa da paz social. 

“O projeto é voltado para alertar sobre os índices de violência contra mulher, criança, adolescente e idoso, uma vez que crimes dessa natureza têm aumentado em todos os estados do País. A ideia é levar, através de palestras e diálogos, informações  para dentro das escolas e faculdades”, disse o regional.

Outro foco do projeto é promover a aproximação dos alunos, estudantes e acadêmicos, com a Polícia Civil.  “As ações também são realizadas com intuito de dificultar a invasão de grupos criminosos nas escolas, aliciando adolescentes e fomentando o tráfico de drogas”, completou Lopes.

Para as próximas semanas, o projeto “Movimenta-se contra a Violência” fará apresentações nas cidades de Guiratinga e Pedra Preta, com possibilidade de estender as apresentações até Itiquira, e ainda região de Alto Araguaia.

Segundo a investigadora, que tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e cursa doutorado em Estudos da Criança na Especialidade da Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho, em Portugal, as palestras objetivam sensibilizar a comunidade e superar os desafios do combate à violência contra a mulher.

“A partir das palestras no cotidiano das escolas será possível contribuir com a instrução formal de nossos cidadãos e tê-los como aliados neste movimento contra violência doméstica”, finaliza Gislene Cabral.

Caminhada

Em Guiratinga (328 km ao Sul), a Polícia Civil participou, na manhã desta sexta-feira (23.03), da “Caminhada pela paz”, organizado pela Escola Luiz Orione. Na passeata, percorrida, junto com os alunos,  nas ruas da cidade, foi destacado o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil de Guiratinga, no enfrentamento e combate à criminalidade e violência na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas