Colíder realiza em abril a Semana dos Povos Indígenas

Data:

Compartilhar:

 Zé Moreira quer inserir projeto no calendário estadual de eventos


Sérgio Ober – Assessor de Imprensa


A comunidade indígena realizará de 18 a 21 de abril, no Centro de Eventos, a 1ª Semana dos Povos Indígenas de Colíder. O diretor do Departamento Municipal de Assuntos Indígenas da Prefeitura, Takakpe Tapayuna Metuktire, diz que o objetivo é mostrar à população o cotidiano das aldeias, com detalhes sobre o modo de produção, a cultura, o lazer e a alimentação. Também serão realizadas palestras.

“A importância desse projeto é valorizar a cultura, mostrar os nossos costumes, a dança, nossas comidas tradicionais”, pontua Takakpe. “Também queremos buscar a integração com a comunidade colidense para que as pessoas conheçam um pouco da nossa cultura. E nós agradecemos o apoio que o vereador Zé Moreira e a Câmara Municipal estão oferecendo para viabilizar esse evento”, acrescenta.

O vereador Zé Moreira (PSD) apresentou durante a sessão desta segunda-feira (05.03) da Câmara de Colíder o projeto de lei que institui a Semana Municipal dos Povos Indígenas. O parlamentar também entregará ao secretário estadual de Cultura, Kleber Lima, a indicação que solicita a inclusão da semana indígena ao calendário estadual de eventos.

“Esse é um evento muitíssimo importante, haja vista que nós temos em Colíder a presença de um grande número de indígenas oriundos de várias etnias. E nós precisamos valorizar a cultura e a contribuição dos povos indígenas. Nesse sentido, estamos mobilizando toda a região, os moradores e as autoridades para a Semana dos Povos Indígenas de Colíder. Isso mostra o quanto Colíder valoriza os indígenas”, comenta o vereador.

Karina Paço, que é coordenadora de Projetos do Instituto Raoni, informa que 10 etnias participarão do evento. “Cada etnia tem o seu modo de vida peculiar e a sua própria cultura. A gente quer construir três ocas onde as pessoas poderão conferir o cotidiano das aldeias. Em uma delas haverá mulheres e homens indígenas pintando os visitantes com pinturas tradicionais. Outra oca representará as nações indígenas. E a terceira oca terá uma exposição de artesanato e artefatos indígenas”, informa.

O evento tem o apoio da Câmara de Colíder e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas