Baixa libido pode ser sinal de doença que nada tem a ver com sexo, descobre estudo

Data:

Compartilhar:


Cansaço excessivo, cotidiano agitado, estresse, chegada da menopausa e até falta de vitamina D são algumas das possíveis diversas causas da diminuição do desejo sexual. Mas saiba que uma condição física que não tem qualquer relação com o sexo também pode ser responsável pela baixa libido: a doença celíaca.

Doença celíaca pode diminuir o apetite sexual

Além de problemas digestivos, acúmulo de gases, inchaço e fadiga, a doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten, pode influenciar na libido e na satisfação sexual em geral, descobriu um estudo realizado pelo Departamento de Gastroenterologia da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália.

libido desejo impotencia 117 400x800© Andre Adams/shutterstock libido desejo impotencia 117 400×800

De acordo com a pesquisa, existe uma correlação direta entre a doença celíaca não tratada e um desejo sexual reduzido. O trabalho científico revelou que adultos com doença celíaca não tratada apresentaram uma frequência muito menor de relações sexuais e relataram menos satisfação com suas vidas íntimas.

No entanto, o mesmo levantamento observou que, depois de seguir uma dieta sem glúten, os participantes experimentaram um significativo aumento na libido.

sem gluten 0317 4000x800© Shutterstock sem gluten 0317 4000×800

Alguns dos sintomas comuns da doença celíaca incluem gases, inchaço, depressão e fadiga, o que naturalmente já seriam capazes de reduzir a vontade de fazer sexo. Mas além dos fatores sensoriais, a ligação entre a condição e um menor apetite sexual tem uma razão hormonal.

Isso porque a doença celíaca, quando não tratada, resulta em má absorção de nutrientes e, segundo médicos, essas deficiências levam a anormalidades hormonais que, consequentemente, afetam o desejo e o desempenho sexual.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas