20/02/2018 às 12:57h
Profissionais já estão preparados para atuarem na base aérea de Sorriso

Nara Assis | Sesp-MT

Para atender a população das regiões Noroeste e Médio-Norte de Mato Grosso, os profissionais que atuarão na base aérea de Sorriso (400 km de Cuiabá) foram capacitados e já estão preparados para a atividade. O hangar, construído em parceria com a Prefeitura, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e do Conselho de Segurança Pública do Município, contará com equipes e aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

A aeronave Águia 04, do Ciopaer,  juntamente com alguns equipamentos, seguirão para o município na próxima segunda-feira (19.02). A inauguração da base ocorrerá na quarta-feira (21.02) e contará com a demonstração das atividades à sociedade. Compõem o kit de materiais disponibilizados um farol de busca, equipamento para auxílio de combate a incêndio, macas para socorrismo, bolsa de resgate, armamento, munições, cabos para rapel, para içamento de pessoas e de carga, entre outros.

A equipe destinada à Sorriso tem aproximadamente 30 profissionais, entre bombeiros militares  e policiais civis e militares. Há 18 anos na Polícia Militar (PM-MT) e há 14 no Ciopaer, o sargento Daniel Oliveira atua como fiel (coordenador dos tripulantes e orientador da operação) e mecânico. Segundo ele,  a expectativa é atender os anseios da população local da melhor maneira possível. “Será uma experiência nova sobrevoar aquela região e também uma oportunidade de ampliar o convívio com as pessoas que moram lá”, avaliou

Também na função de fiel e de socorrista, o sargento BM Sérgio Cristino está há 20 anos no Corpo de Bombeiros e há 10 no Ciopaer. Ele acredita que será um desafio gratificante. “Trata-se de uma região estratégica e, como conseguiremos reduzir o tempo de deslocamento da aeronave, que até então tinha que sair de Cuiabá, esperamos contribuir com o bem-estar das pessoas que vivem em Sorriso e em cidades próximas”.

Segundo o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli, a entrega deste hangar é uma das ações que marcam a comemoração dos 20 anos da unidade operacional. “É um marco importante que nos permitirá atender de maneira mais eficiente a sociedade mato-grossense, e vamos aliar a preocupação com a segurança pública na região à proteção do meio ambiente”.

Duas aeronaves continuarão na base de Cuiabá, e atendem em média três ocorrências por dia. O tenente-coronel Ricardo Tomas da Silva, do Ciopaer, explicou que a visibilidade proporcionada pelo voo facilita as buscas e a atuação em diversas situações de risco. “Temos obtido sucesso em ocorrências que se tornam difíceis por terra, como recuperação de veículos e fugitivos em locais de difícil acesso, além dos casos de socorro às vítimas de acidentes, por exemplo”, frisou.

Fiscalização ambiental e combate a incêndios

O prédio conta com escritório, sala de reunião e almoxarifado. Junto com os profissionais do Ciopaer, estarão de prontidão os integrantes do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) do CBM-MT. Com isso,  a base descentralizará não só as operações de segurança pública, mas também de fiscalização ambiental na região. O GavBM conta com duas aeronaves modelo Air Tractor 802F, voltadas ao combate de incêndios florestais, que foram adquiridos com o recurso do projeto financiado pelo Fundo Amazônia.

A estruturação da base é o último produto a ser entregue no escopo do projeto do CBM-MT proposto ao Fundo Amazônia, que é um caixa de aporte financeiro, encabeçado pelo Governo da Noruega, para projetos de proteção da floresta amazônica.

As atividades no hangar também ocorrerão em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Prefeitura de Sorriso. A inauguração será possível graças à união de forças, que contou também com a iniciativa privada de Sorriso.

Aquisição de outro helicóptero

Também durante a inauguração do hangar, o coordenador do Ciopaer entregará um projeto ao governador do Estado, Pedro Taques, para compra de um novo helicóptero, de maior capacidade para transporte de pessoal e carga. Além disso, possui maior velocidade, o que, de acordo com Chiroli, poderá viabilizar também uma nova base de operações aéreas em outra região do estado.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, destacou que o investimento em operações aéreas é vital para a segurança pública. “O emprego de aeronaves tem apresentado eficiência no combate ao crime, às atividades do ‘novo cangaço’, ao transporte de tropas, de enfermos e acidentados, na fiscalização ambiental, no apoio aos diversos órgãos da administração estadual, entre outros”.

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2018 - Publicidade Nova Visão - CNPJ 07.296.611/0001-78. Jornalista responsável Jose Paulo Batista DRT MT- 000273 - Solange Priscila DRT MT- 002121