Gestores de municípios vizinhos pedem apoio do prefeito na questão do aterro

Data:

Compartilhar:

Assessoria Assessoria

A prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Guedes, juntamente com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Itaúba, Narciso Ribeiro da Costa, estiveram reunidos com o prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, com o objetivo de solicitar o apoio do prefeito para a questão de encaminhamento dos resíduos sólidos dos dois municípios.

O Ministério Público notificou os gestores, sobre a necessidade de implantação de um aterro sanitário e desativação dos lixões a céu aberto. Como a implantação de um aterro sanitário é onerosa e demanda tempo, uma das soluções paliativas seria uma parceria com Colíder, para onde os resíduos seriam encaminhados.

Colíder é um dos poucos municípios a ter um aterro sanitário, totalmente licenciado pela Sema.

“Estamos sendo cobrados pelo promotor e temos um prazo curto. Temos um trabalho iniciado através do consórcio Portal da Amazônia, que vem sendo discutido desde o início da nossa gestão para a construção de um aterro que atenda os municípios do Portal. Hoje nosso objetivo aqui foi buscar uma cooperação do prefeito Noboru para que nos atenda por um período de um ano até a conclusão do aterro pelo consórcio”, explicou a prefeita.

O secretário Narciso destacou que o pedido ao prefeito Noboru é para um atendimento emergencial, tendo em vista que o aterro de Colíder tem suas limitações. “Enquanto isso, através do Consórcio Portal da Amazônia, do qual fazemos parte, vamos buscar uma alternativa para que se construa um aterro regional, na melhor logística para utilização de todos os municípios que compõem o consórcio, dando uma solução definitiva”, pontuou.

O prefeito Noboru Tomiyoshi destacou que sempre que é possível, está disposto a auxiliar os municípios menores no que for preciso. Ele ressaltou que o assunto deve ser discutido em outras reuniões e se mostrou propenso a atender o pedido da prefeita e do secretário Narciso.  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas