Emagrece, dá mais anos de vida: expert lista 9 motivos por que todos deviam beber café

Data:

Compartilhar:


Bebida tradicional entre os brasileiros, o café é famoso por afastar o sono e deixar o cérebro em alerta, garantindo a dose de pique necessária para encarar o dia a dia agitado.

Mas a bebida promove muitos outros benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista Fiona Hunter revelou ao jornal britânico Daily Mail, há pelo menos 9 razões pelas quais todos deviam beber café todos os dias.

Benefícios de tomar café todo dia

1. Beber três xícaras de cafés por dia pode ajudar a prolongar a vida, de acordo com uma pesquisa britânica. Isso se deve à relação entre a bebida e os riscos reduzidos de doença hepática, problemas circulatórios do trato digestivo. A bebida também reduz inflamações e turbina o sistema imunológico.

homem bebe cafe 017 400x800© g-stockstudio/shutterstock homem bebe cafe 017 400×800

2. O café melhora o desempenho nos exercícios, uma vez que a cafeína bloqueia substâncias químicas que causam cansaço e desconfortos nos músculos ​​durante as atividades físicas.

3. Quem consome quatro xícaras de café por dia reduz quase pela metade os riscos de sofrer com câncer de boca. A bebida tem efeito protetor contra tumores que se formam na boca e na garganta.

beneficios cafe xicara 117 400x800© wavebreakmedia/Shutterstock beneficios cafe xicara 117 400×800

4. O café contém várias substâncias que podem afetar seu metabolismo e ajudar a perder peso. Estudos mostram que a cafeína pode aumentar a taxa metabólica em cerca de 10%, fato que resulta em queima maior de gordura.

5. Beber café logo de manhã ajuda no funcionamento do intestino. A dose matutina de cafeína estimula e aumenta as contrações no órgão, empurrando os resíduos mais rapidamente do que o normal.

cafe xicara coracao 0117 400x800© Masson/Shutterstock cafe xicara coracao 0117 400×800

6. Pesquisas mostram que, em comparação com a aspirina simples, a combinação do medicamento com a cafeína afasta mais rapidamente dores de cabeça. Isso porque a cafeína aumenta a absorção de alguns tipos de analgésicos, razão pela qual a substância é encontrada em algumas pílulas do gênero.

7. A cafeína atua como dilatador dos brônquios, que pode ajudar em uma melhor respiração de pessoas que sofrem de asma. Isso ocorre porque a substância é muito semelhante à teofilina, medicamento broncodilatador que abre as vias aéreas e alivia sintomas como tosse e falta de ar.

cafe xicara graos 0© Marccophoto/istock cafe xicara graos 0

8. De acordo com estudos, beber café pode ajudar até a reduzir o declínio cognitivo em homens e mulheres. O consumo moderado da bebida pode diminuir o risco de Alzheimer em até 20%, por exemplo por cento, por exemplo, já que a cafeína previne a formação de placas no cérebro que foram ligados à doença de Alzheimer. Além disso, a substância reduz a inflamação no cérebro e pode diminuir a deterioração das células cerebrais, especialmente as encontradas em áreas associadas à memória.

9. Consumir café também pode ajudar a evitar câncer de fígado. De acordo com um estudo, beber cerca de cinco xícaras por dia diminui em até 50% o risco de uma pessoa desenvolver a doença. Mesmo o café descafeinado pode ter um efeito protetor para a saúde.

Benefícios do café para a saúde

Café tem ação antidepressiva e analgésica: quanto pode tomar por dia?

Bebe e esquece de tudo no dia seguinte? Cafeína pode evitar o transtorno

Publicidade
x

O que acontece com seu cérebro quando você toma café? 7 efeitos curiosos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas