Presidente da Câmara de Colíder e vereadores participam de evento de escola infantil em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Data:

Compartilhar:

 Sérgio Ober – Assessor de Imprensa

A Escola Municipal de Educação Infantil José de Freitas, em Colíder, antecipou para esta quarta-feira (15.11), Dia da Proclamação da República, as homenagens pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

O evento também agregou o Projeto Comunidade na Escola. Houveram apresentações culturais. O presidente da Câmara, Rica Matos (PSD), e os vereadores Alencar Pereira (DEM), Dóris Sguizardi, Ruam Batista e Zé Moreira (PSD) prestigiaram a programação.

“O importante é ver toda a sociedade participando, independentemente de serem negros ou brancos. O importante é atrair as famílias para a escola. Fico feliz que essa interação aconteça em Colíder para que a gente consiga construir uma cidade ainda melhor”, comenta Rica.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

Para Zé Moreira é importante que a escola se dedique à cultura afro-brasileira. “É uma forma de resgatar a história, que envolve a colonização com a participação das pessoas que vieram da África. É uma história muito triste, mas que precisa ser relembrada, inclusive, para combater o preconceito. Por isso, é importante que a escola se envolva”.

Alencar Pereira avalia que é fundamental a participação da Câmara nesse processo de conscientização e valorização da cultura negra. “Os vereadores devem dar o seu incentivo e contribuir. Isso é importante para integrar ainda mais as pessoas de Colíder. O preconceito e a diferença não existem em nossa câmara. A gente trabalha pela harmonia”.

REFLEXÃO E RESPEITO

A diretora da escola, Nilza Romualdo dos Santos, diz que a comemoração do Dia da Consciência Negra busca promover entre as crianças a reflexão sobre a importância do povo afro-brasileiro na história e na construção da economia brasileira.

“É uma forma de a gente trabalhar e refletir a respeito de tema, que faz parte do currículo da escola. E nós começamos envolvendo os pequeninos de um a cinco anos. Já discutimos esse tema com eles para que cresçam com respeito às pessoas e à cultura afro-brasileira, sem preconceitos”, pontua Nilza.

Márcia Chagas, que é coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), avalia que o preconceito ainda é algo muito recorrente na sociedade atual.

“Vivemos num mundo onde ainda há o preconceito. E ele existe e precisa ser combatido através de ações como essas promovidas pela Escola José de Freitas, envolvendo a criança. Com isso, cria-se uma autoconsciência sobre o tema, o que também é importante para combater as desigualdades em todos os níveis”, comenta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...