Doenças crônicas como diabetes aumentam risco de pneumonia

Data:

Compartilhar:


R7

Pacientes com diabetes, doenças cardíacas, asma ou fumantes têm mais risco de desenvolver pneumonia pneumocócica, uma das principais causas de internação e mortes em todo o mundo, inclusive no Brasil. “Esses pacientes apresentam o sistema imunológico enfraquecido e, por isso, são mais suscetíveis à doença. Além disso, a enfermidade se manifesta de forma mais grave nesse público”, afirma o pneumologista Mauro Gomes, membro da Comissão de Infecções Respiratórias da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).

Em diabéticos, por exemplo, o risco de ter pneumonia pneumocócica é 4,6 vezes maior em relação a indivíduos sem esta doença. Esse grupo tem um sistema imunológico mais vulnerável e, além disso, a pneumonia pode desestabilizar os níveis de glicose no sangue. Já nos pacientes cardíacos, o risco da pneumonia é 6,9 vezes maior na comparação com pacientes que não tem problemas do coração.

Outro importante fator de risco associado à pneumonia é o tabagismo. Neste caso, os riscos de desenvolver a forma pneumocócica da doença quadruplicam em relação aos não fumantes. Asmáticos representam outro grupo muito suscetível, nos quais os riscos de desenvolver a pneumonia são seis vezes superiores na comparação com adultos saudáveis, segundo a SBPT.

Os portadores de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) formam outro grupo de risco para a doença, com uma probabilidade quase 17 vezes maior de desenvolver a enfermidade. Um estudo mostrou que pacientes com essa enfermidade tiveram duas vezes mais episódios recorrentes de pneumonia adquirida na comunidade e complicações cardíacas.

Vacina com prevenção

No Brasil, apenas no primeiro semestre de 2017, a pneumonia foi responsável pela internação de 296.564 pessoas em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde), segundo o Ministério da Saúde. Embora bactérias, vírus e fungos possam provocar a doença, três em cada dez casos estão relacionados à bactéria pneumococo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil está entre os 15 países do mundo com maior incidência de quadros de pneumonia causados por esse agente, uma doença que pode ser evitada com vacinação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas