25/10/2017 às 11:14h
Garcia e Sachetti deixam PSB antes de serem expulsos

Celly Silva/GD


Os deputados federais Adilton Sachetti e Fábio Garcia se desfiliaram do Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta terça-feira (24), três dias antes da reunião em que estava prevista a expulsão deles e de outros parlamentares, que eram alvos do Conselho de Ética da legenda, após terem contrariado a orientação da executiva nacional e votado a favor da reforma trabalhista, em abril deste ano.

João Vieira

Fábio Garcia

Depois disso, uma crise se instalou no partido dentro de Mato Grosso e Garcia chegou a ser destituído da presidência estadual, sendo substituído pelo deputado federal Valtenir Pereira, que também votou a favor da reforma trabalhista, o que foi apontado por Garcia como“incoerência” da executiva nacional.

Depois disso, os destituídos passaram a se articular para voltar ao comando da sigla, mas, ao mesmo, já conversavam com outros partidos. As conversas de Sachetti e Garcia estão adiantadas com o Democratas (DEM), cujo convite partiu do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia.

Leia também - Fábio Garcia já articula novo programa do DEM

Conforme divulgou o Gazeta Digital, a expulsão dos deputados iria ocorrer no último dia 16, mas uma liminar na Justiça barrou a votação, que já contava com parecer favorável á expulsão por parte do Conselho de Ética. No entanto, os parlamentares entraram em um consenso com a direção nacional e decidiram sair por livre e espontânea vontade, contando também com a anuência da Executiva, em um acordo que os livra de serem processados por infidelidade partidária e correrem o risco de perder seus mandatos.

Ainda na noite de terça-feira (24), Fábio Garcia emitiu um comunicado em suas redes sociais, informando a saída do PSB. Em tom cordial, ele agradeceu aos correlionários e destacou o trabalho realizado em Mato Grosso, que levou ao crescimento nos quadros da legenda.

Adilton Sachetti seguiu o mesmo tom de discurso, mas enfatizou que seu ciclo no partido estava encerrado porque o partido estava com algumas “visões que já estavam enterradas mundo afora” e que o retorno dessas ideias causaram a celeuma na sigla. 

Otmar de Oliveira

Adilton Sachetti

 

Confira a nota de Fábio Garcia na íntegra:

Prezados amigos e companheiros,

Quero informar a todos vocês que recebi do PSB a anuência para deixar o partido por justa causa. Assim sendo, a partir de hoje não faço mais parte dos quadros do PSB. Quero neste momento agradecer a todos companheiros, filiados do PSB, amigos que junto conosco fizeram do PSB um dos mais fortes partidos de Mato Grosso.

Ao longo de nosso mandato como presidente do partido crescemos e qualificamos nossos quadros. Saímos de 1 prefeito para 16 prefeitos, conquistamos 9 vice prefeituras, saltamos de 1 para 5 o número de deputados estaduais e passamos de 79 para 142 vereadores no estado de Mato Grosso.

Tenho muito orgulho de ter ajudado a construir um grupo político tão forte e de ter caminhado ao lado de pessoas tão honradas, leais e companheiras.

Ainda não defini o meu próximo partido e irei fazê-lo como sempre fizemos, dialogando e buscando a melhor alternativa para nosso grupo político e para Mato Grosso.

Mas quero, mais uma vez, agradecer a todos por esta vitoriosa caminhada e estou certo que estaremos juntos para construir um Mato Grosso e um Brasil melhor a todos!

Dep Fabio Garcia

Confira a nota de Adilton Sachetti na íntegra:

Bom dia, amigos,
Deixei o PSB! Foi uma decisão conciliatória por justa causa, ou seja, com anuência do partido. Entendo que o meu ciclo dentro da sigla se encerrou. Construí várias amizades, aprendi ainda mais sobre política. Lamento que o partido tenha trazido algumas visões que já estavam enterradas mundo afora, e as ressuscitou para ser motivo de toda essa celeuma. Mas o tempo é o senhor da razão, portanto, cabeça erguida.

Vou buscar novos horizontes na vida política. Companheiros que acreditam em nós, temos um desafio: superar essa dificuldade e me filiar a um novo partido no nosso estado. Vamos continuar caminhando juntos para um Mato Grosso melhor e um Brasil melhor!

Deixo aqui o meu muito obrigado pela confiança de todos, e seguimos juntos na nossa maneira de fazer política!

Um forte abraço!
Dep. Federal Adilton Sachetti 

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2017 - Bem Mais Comunicação - CNPJ 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Jose Paulo DRT MT- 000273 - Solange Priscila DRT MT- 2121