Tratamento caseiro para infecção urinária: receitas e cuidados

Data:

Compartilhar:


A infecção urinária é um problema bastante comum em mulher, principalmente devido ao fato de a uretra feminina ser mais curta, possibilitando mais facilidade para os micro-organismos chegarem.

Elas são causadas por bactérias e o quadro pode evoluir, atingindo até mesmo os rins, se não for tratado da forma adequada. “Uma infecção urinária simples pode ser tratada com antibióticos comuns, podendo ser indicados em dose única ou continuada por cinco ou sete dias”, explica o urologista Valter Javaroni.

Por isso, o ideal é sempre buscar um médico quando o problema aparece: “Não tente tratar apenas em casa, pois nenhum desses tratamentos caseiros sozinhos são eficientes contra a infecção”, considera a nutróloga Lenina Matioli.

No entanto, os tratamentos caseiros para infecção urinária podem ser aliados aos antibióticos para turbinar o processo de cura. Veja a seguir medidas que podem ajudar:

Tratamento caseiro aliado dos antibióticos

1. Beber bastante água 

Medidas que aumentem a frequência urinária ajudam no tratamento e eliminação das bactérias da infecção urinária mais rápido, sendo um tratamento caseiro fácil de seguir. “É importante que o paciente beba líquidos mantendo a urina clara”, aconselha Javaroni

3. Melancia 

Além de ser uma fruta riquíssima em água, o que ajuda a aumentar a frequência urinária, a melancia tem um bom aporte de vitamina C, o que a torna um tratamento caseiro para infecção urinária interessante. “É frequentemente usada para combater os sintomas da infecção urinária, pois contribui em inibir o crescimento de bactérias”, explica a nutróloga Andreia Guarnieri.

4. Chá de manjericão 

Este chá é um bom aliado no combate às bactérias da infecção urinária. “O manjericão tem ação inibitória sobre o crescimento de bacteriano”, explica Andreia. Já um componente dessa planta, chamado eugenol tem propriedade anti-inflamatória. “Essa ação também contribui na melhora dos sintomas das infecções do trato urinário”, finaliza a especialista.

5. Chá de carqueja 

O chá de carqueja também é um poderoso diurético, o que por si só já ajuda a limpar as vias urinárias. “Seu componentes antioxidantes também a tornam um ótimo anti-inflamatório”, considera a especialista.

2. Cranberry 

Essa frutinha comum nos países mais frios é uma grande aliada do tratamento caseiro da infecção urinária. “Cranberries e mirtilos contêm compostos chamados proantocianidinas, que apresentam ação inibitória sobre o crescimento de bactérias como a Escherichia coli“, explica a especialista. Elas também dificultam a adesão dessas bactérias na parede do trato urinário.

6. Chá de aroeira 

O chá de aroeira costuma ser indicado para infecções genitais, que muitas vezes são ligadas á infecção urinária em mulheres. “Isso ocorre devido à sua ação anti-inflamatória e cicatrizante, sendo utilizada nestes casos em forma de banhos de assento”, considera Andrea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas