259 morrem por febre amarela no Brasil em 2017

Data:

Compartilhar:


R7



O estados que mais registraram mortes decorrentes da febre amarela foram todos da região Sudeste. Minas Gerais ficou em primeiro lugar, com 167 mortes confirmadas, seguido pelo Espírito Santo e São Paulo, com 78 e 7 óbitos confirmados, respectivamente.Duzentas e cinquenta e nove mortes por febre amarela foram confirmadas pelo Ministério da Saúde em 2017. Os dados contabilizam óbitos até a última quinta-feira (11) e, das 421 mortes registradas, 47 ainda estão sendo investigadas e 115 já foram descartadas.

Nesse mesmo período, foram notificados 3.175 casos suspeitos, sendo que 622 permanecem em investigação e 1.797 foram descartados.

A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), sendo que em todos eles há a recomendação para imunização.

Além dessas áreas, no entanto, também está sendo vacinada de forma escalonada a população do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar uma dose da vacina ao longo da vida.

Mutação inédita

Nesta segunda-feira (15), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) finalizou um estudo que mostrou que o vírus da febre amarela sofreu uma mutação genética inédita associada a proteínas envolvidas na replicação viral.

Segundo a instituição, não há registro anterior dessas mutações na literatura científica mundial e ela não interfere na eficácia da vacina atualmente disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Logo após a divulgação desse informação pela empresa, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, reforçou que a alteração não prejudica a aplicação das vacinas, mas ressaltou que serão feitos estudos da mutação.

— Evidentemente, vamos avaliar isso e ver se podemos fazer alguma melhoria que seja necessária. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas