09/05/2017 às 11:10h
CNH terá QR Code a partir desse mês para zerar falsificações

Conforme estabeleceu a resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), a partir agora de maio, todas as Carteiras de Habilitação (CNH) devem trazer impresso no verso do documento o código QR Code (Quick Response Code). O objetivo é acabar com as fraudes e falsificações. 

O QR Code tem dimensão de 5 cm x 5 cm, sempre impresso no verso inferior da CNH. Esse código é gerado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pode ser lido pelo aplicativo de celular Lince (disponível para Android), criado pela Serpro, empresa de processamento de dados que atende o Denatran. 

O código bidimensional está conectado diretamente ao sistema do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e inclui dados do condutor, inclusive foto. É importante destacar que, quem possui CNH dentro da validade, não precisa fazer a troca.

Essa medida foi anunciada junto com a atualização do layout da CNH, em vigor desde janeiro. A adoção do QR Code, porém, foi prorrogada para maio. Diversos Detrans já estão imprimindo a CNH com o código de identificação, como é o caso de Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Rondônia. 

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2017 - Bem Mais Comunicação - CNPJ 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Jose Paulo DRT MT- 000273 - Solange Priscila DRT MT- 2121