O que você procura?
Quinta Feira, 27 de Abril de 2017
Geral
23/03/2017 - 07:56h
Juiz manda Detran credenciar médicos e psicólogos

Welington Sabino/GD


Otmar de Oliveira
Detran tem 90 dias para cumprir liminar e 

A Justiça de Mato Grosso negou um pedido do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) para revogar uma liminar que obriga a autarquia a credenciar médicos e psicólogos e lançar licitação para seleção desses profissionais que são responsáveis por realizar os exames de aptidão física e mental, bem como avaliação psicológica dos motoristas em processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além de manter inalterada a decisão proferida no dia 23 de janeiro deste ano, o juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, aumentou para 90 dias o prazo para o efetivo cumprimento da ordem judicial proferida por ele numa ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE). O novo despacho foi assinado na semana passada e publicado nesta quinta-feira (23) no Diário Eletrônico da Justiça.

Conforme o Ministério Público, atualmente, os médicos e psicólogos são credenciados pelo Detran de 2 formas: para atuarem exclusivamente nas unidades do Detran de Cuiabá (sede e Galeria Itália) e Várzea Grande e, quanto aos demais municípios do Estado, para prestarem o serviço em suas clínicas particulares.

Em Cuiabá e Várzea Grande o serviço vem sendo ofertado apenas nas dependências do Detran, cujos espaços físicos naturalmente limitam o número de profissionais credenciados e, por isso, destaca o MPE, criam um ambiente de competitividade incompatível com o sistema de credenciamento que vem sendo empregado pelo órgão de trânsito.

A liminar determina que o Detran, para realização dos exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica, proceda ao credenciamento de todos os médicos e psicólogos que atendam às exigências previstas na Resolução nº 425/2012-Contran. Ou então promova o devido procedimento licitatório, com vistas à adequada seleção dos interessados, caso, no exercício de sua autonomia administrativa, delibere pela limitação do número de profissionais a serem habilitados à prestação do serviço. Em caso de descumprimento foi arbitrada multa diária de R$ 10 mil.

A autarquia fica ainda obrigada realizar procedimento licitatório para seleção dos interessados que serão habilitados à prestação do serviço em cada local. A menos que no exercício de sua autonomia administrativa, reservar-se à execução direta dos exames, por servidores públicos de seus próprios quadros funcionais, comprovando-se nos autos o atendimento da determinação. Uma audiência de conciliação entre as partes está marcada para o dia 5 de abril próximo, às 14h.

Argumentos

Por sua vez, o Detran antes mesmo de cumprir a ordem judicial, protocolou petição pedindo a revogação da decisão liminar. Em caso negativo, pediu um prazo de 90 dias para que consiga se adequar à nova sistemática de credenciamento e fiscalização dos profissionais médicos e dos psicólogos credenciados. E também para que os profissionais já habilitados possam se adequem às novas exigências a serem implantadas nesse mesmo prazo.

Ao analisar o pedido da autarquia, Luis Bortolussi ressaltou que o pedido de revogação da liminar não apresenta argumentos ou documentos novos que possam viabilizar o pedido de retratação (revogação da liminar). “Assim, não havendo motivo legal ou fático razoável que justifique a alteração da decisão, indefiro o pedido de reconsideração, mantendo-a incólume”, despachou o magistrado, ao conceder, no entanto, o prazo de 3 meses para o cumprimento da decisão.

Ele deu prazo de 5 dias para as partes se manifestarem acerca dos pedidos dos psicólogos atualmente credenciados a prestarem os serviços junto ao Detran. Eles querem integrar o processo como litisconsortes passivos e pedem a revogação da liminar concedida ao Ministério Público pois sustentam que serão atingidos pelos efeitos da decisão.



"Programa Bem Viver",Fórum da Comarca de Colíder abre inscrições para credenciamento de pessoas Físicas na área de Psicologia.
27/04/2017 | 08:14h
Faculdade Colíder recebe equipe do Food Truck
27/04/2017 | 07:54h
Funcionários dos Correios entram em greve a partir desta 5ª
27/04/2017 | 10:19h
Bombeiro desmaia durante corrida de teste seletivo em MT
27/04/2017 | 10:16h
Teleconferência sobre programa Programa Pró-família foi assistida em Colíder
27/04/2017 | 09:42h
Pecuaristas iniciam no próximo dia 1º a vacinação de 30 milhões de animais
26/04/2017 | 05:51h
Parentes ainda procuram por desaparecidos vivos ou mortos em Colniza
26/04/2017 | 05:48h
CRAS oferece cortes de cabelos gratuitamente com auxílio de voluntária
25/04/2017 | 08:21h
Ministério Público não vê suspeição de juíza Selma Arruda na Operação "Castelo de Areia"
25/04/2017 | 06:38h
Segurança envia reforço para elucidação de chacina
25/04/2017 | 06:31h
Notícias

Esportes

Videos

Entretenimento

Publicidade

Desenvolvido pela
Copyright © 2009/2017.
Todos os direitos reservados.
Bem Mais Comunicação -CNPJ 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável - Solange Priscila DRT/MT 2121 - Jose Paulo Batista - DRT/ MT 000273