O que você procura?
Quinta Feira, 27 de Abril de 2017
Politica
22/03/2017 - 07:15h
Condução coercitiva de blogueiro é grave atentado à liberdade de imprensa, diz Repórteres Sem Fronteiras


Para a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), com sede em Paris, a "clara tentativa de quebra do sigilo da fonte" do blogueiro Eduardo Guimarães, do "Blog da Cidadania", representa "um grave atentado à liberdade de imprensa e à Constituição brasileira, que garante esse direito", afirmou à BBC Brasil Artur Romeo, coordenador de comunicação da organização no Brasil.

O blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo, na terça-feira, de um mandado de condução coercitiva determinado pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná.

Guimarães prestou depoimento na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Moro também determinou a apreensão de documentos, aparelhos e arquivos eletrônicos do blogueiro.

A ação apura o suposto vazamento de informações da 24ª fase da operação Lava Jato, iniciada em março de 2016, que tinha como alvos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua família e assessores.

"A condução coercitiva desse jornalista já é por si só um abuso, já que ele não havia sido convocado para depor nem se negado a fazê-lo", afirma Romeo, da RSF. "É um recurso abrupto para forçar o depoimento", ressalta.

O blogueiro, que já havia chamado Moro de "psicopata" em sua conta no Twitter, divulgou informações vazadas sobre a condução coercitiva de Lula, que ocorreu em março.

O Ministério Público Federal disse na época que a divulgação da informação teria prejudicado a operação.

A Repórteres sem Fronteiras diz que está investigando o caso do blogueiro e que ainda não conversou com Guimarães. Mas com base nos elementos obtidos até o momento, para a organização "está claro que houve tentativa de quebra do sigilo da fonte, agravada pela condução coercitiva".


Isso, na avaliação da RSF, é "uma clara violação do direito de sigilo da fonte do jornalista, o que é preocupante".

Em nota, a Justiça Federal do Paraná afirma que Guimarães "é um dos alvos de investigação de quebra de sigilo de investigação criminal no âmbito da Lava Jato, ocorrida antes mesmo de buscas e apreensões".

"Pelas informações disponíveis, o Blog da Cidadania é veículo de propaganda política, ilustrado pela informação em destaque que o titular seria candidato a vereador pelo PC do B pela cidade de São Paulo", diz a nota da Justiça do Paraná, acrescentando que Guimarães "não é jornalista, independentemente da questão do diploma".

"Seu blog destina-se apenas a permitir o exercício de sua própria liberdade de expressão e a veicular propaganda político-partidária", acrescenta ainda a nota da Justiça Federal do Paraná.

"Não é necessário diploma para ser jornalista, mas também não é suficiente ter um blog para sê-lo. A proteção constitucional ao sigilo de fonte protege apenas quem exerce a profissão de jornalista, com ou sem diploma. A investigação, por ora, segue em sigilo, a fim de melhor elucidar os fatos", conclui a nota.

Para a RSF, "é extremamente preocupante um juiz emitir juízo de valor sobre a atuação de um jornalista ou de um blogueiro que edita há 12 anos um blog de opinião e de informações de interesse público", diz Romeo.

A Repórteres sem Fronteiras ressalta que a profissão de jornalista vem evoluindo nos últimos anos e prefere não entrar na discussão se blogueiro é jornalista ou não ou se ele tem diploma.

"Há um entendimento amplo do trabalho de jornalista. Ele edita um blog, transmite informações de interesse público e, como são sigilosas, a Polícia Federal vai coagi-lo a revelar a fonte", diz Romeo.

A RSF irá divulgar uma nota sobre a condução coercitiva de Guimarães.



Maio será decisivo para Taques, caso não pague o reajuste do RGA, servidores ameaçam greve
25/04/2017 | 06:40h
Advogados emitem nota confirmando que não estão mais na defesa de Silval Barbosa
24/04/2017 | 06:30h
Juiz nega absolvição de José Riva por lavagem de dinheiro
24/04/2017 | 06:26h
Segundo Janot, Maggi deve pegar 22 anos de prisão, caso seja condenado
23/04/2017 | 08:01h
Bolsonaro deve migrar para o PTB, diz jornal
23/04/2017 | 07:29h
Lista sigilosa de Fachin inclui Lula e Eduardo Cunha
19/04/2017 | 06:47h
Diante de Temer, Moro recebe medalha concedida pelo Exército
19/04/2017 | 06:45h
STJ nega pedido de Riva e deixa Sérgio Ricardo fora de ação penal
10/04/2017 | 06:55h
Escola Bom Jesus será reformada e poderá retomar atividades no próximo semestre.
08/04/2017 | 01:37h
AL vai debater congelamento de duodécimo e salário dos servidores
07/04/2017 | 07:40h
Notícias

Esportes

Videos

Entretenimento

Publicidade

Desenvolvido pela
Copyright © 2009/2017.
Todos os direitos reservados.
Bem Mais Comunicação -CNPJ 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável - Solange Priscila DRT/MT 2121 - Jose Paulo Batista - DRT/ MT 000273