O que fazer quando não temos mais fermento?

Data:

Compartilhar:

Imagine a cena: você decidiu fazer um bolo, você escolheu a receita com carinho e você se vê já salivando enquanto corta a primeira fatia. Você separa todos os ingredientes e… catástrofe… nem um pitada de fermento químico.

É fácil! E você?

De fato, não é muito grave. Existem tantas soluções, menos aquela que consiste em fazer sua receita sem fermento químico sob pena de você se encontrar com um tijolo não muito atraente.

O fermento químico do comércio é o que?

Trata-se daquilo que chamamos um agente crescente. O fermento químico do comercio contém  creme de tártaro (elemento ácido), bicarbonato de sódio (elemento básico) e uma fécula de trigo ou batata (elemento neutro) para estabilizar a mistura e impedir que ela aja muito rapidamente. Os fabricantes acrescentam às vezes, infelizmente, outros produtos químicos, pense em ler as etiquetas.

É a mistura entre o elemento ácido e o elemento básico que permite formar o gás carbônico (CO2) que vai fazer levedar sua massa de bolo e lhe dar uma textura aerada.

O que fazer sem fermento químico?

Se você tiver bicarbonato de sódio em casa,  encontramos em todos os supermercados nas gondolas de sal, junte uma colher (de café) de bicarbonato no seu bolo. Os anglo-saxões o utilizam muito, principalmente para as massas de bolos de massa muito líquida, como os muffins, por exemplo. O bicarbonato precisa de umidade e calor para agir e de um elemento ácido que vai provocar o efeito de fermentação. De repente, junte 3 colheres de leite e uma colher (de café) de suco de limão e está feito.

E se você não tiver bicarbonato de sódio?

Neste caso, abandone a ideia e escolha uma receita de bolo que não peça fermento químico, como certos brownies, pão de ló e outras receitas em que os ovos fazem o crescimento da massa. Em verdade, certas receitas sem fermento dão texturas bem macias.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas