Estado Islâmico reivindica autoria dos atentados em Bruxelas

Data:

Compartilhar:

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria dos atentados ocorridos na manhã desta terça-feira (22), em Bruxelas. De acordo com a agência de notícias ligada ao EI, Amaeq, combatentes do grupo realizaram os atentados na capital belga fazendo uso de cinturões de explosivos.

A nota divulgada no site da agência diz ainda que a cidade foi alvo porque a Bélgica participa “da coalizão internacional contra o Estado islâmico”. Catorze pessoas morreram nas duas explosões registradas no saguão de embarque do aeroporto internacional de Zaventem de Bruxelas. Na tarde desta terça-feira (22), o governador da província de Braband Flamand, Lodewijk De Witte, afirmou durante uma entrevista coletiva que três bombas foram colocadas no aeroporto, mas uma delas não explodiu. Ele explicou que o artefato foi destruído posteriormente em uma explosão controlada.

A Polícia Federal belga divulgou imagens das câmeras de segurança do aeroporto com os supostos autores dos atentados. São três homens suspeitos empurrando carrinhos de bagagem, dois vestindo casacos pretos e um deles usando chapéu.

O atentado aconteceu às 8h pelo horário local (4h em Brasília), horário de forte movimentação de passageiros. A deflagração aconteceu perto dos balcões da American Airlines e de uma companhia nacional belga. Uma parte do teto desabou e a fachada de vidro do saguão ficou em estilhaços. Fotos e imagens de vídeo divulgadas pela imprensa europeia, tiradas de dentro do aeroporto, mostram uma grande destruição no hall de embarque e várias pessoas fugindo com suas bagagens. Testemunhas disseram ter ouvido tiros e gritos em árabe antes das explosões.

Uma hora mais tarde, uma terceira explosão aconteceu na estação de metrô Maelbeek, no centro da capital belga, próxima às sedes do Parlamento e da Comissão Europeia. Um vagão lotado de passageiros explodiu quando se preparava para deixar a estação, fazendo 20 mortos. O governo belga elevou o nível de alerta terrorista de 3 para 4, o grau máximo. Medidas de segurança também foram reforçadas nos aeroportos de Paris, Londres, Frankfurt, Copenhague e Moscou. O aeroporto de Bruxelas permanece fechado e tem previsão de reabertura apenas na tarde de quarta-feira (23).

O primeiro-ministro Charles Michel disse que os ataques foram violentos e covardes. Ele pediu calma e solidariedade à população. Em Cuba, o presidente americano Barack Obama classificou como “revoltantes” os ataques. “Devemos estar juntos, independentemente da nacionalidade, da raça ou da fé, na luta contra o flagelo do terrorismo”, disse o presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas