MIRASSOL D’ OESTE Exames descartam febre aftosa

Data:

Compartilhar:

Exames realizados pelo Laboratório de Referencia Nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Lanagro) no último domingo (29) descartam a ocorrência de febre aftosa e estomatite vesicular em animais adquiridos de outro Estado no dia 27 de março.

De acordo com os testes complementares, foi identificado o parapoxvirus, agente causal da pseudovaríola, doença não pertencente à lista da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.

A suspeita surgiu após a aquisição de animais de outro estado, obedecendo a procedimentos padronizados para vigilância em propriedade rural. Eles possuíam sinais clínicos compatíveis com síndrome vesicular em bovinos.

Os veterinários realizaram a inspeção clínica em todos os animais susceptíveis existentes, ocasião em que encontrou-se 21 bovinos com lesões vesiculares. Os animais examinados somaram 289 bovinos, 23 ovinos e 2 equinos.

Foram colhidas amostras dos 21 animais doentes para exame laboratorial, preenchidos os documentos sanitários pertinentes e interditada a propriedade para o trânsito de animais vivos, produtos, subprodutos de origem animal e materiais possíveis veiculadores do agente etiológico.

As amostras de pele e soro sanguíneo foram recebidas pelo Lanagro no dia 29 de março, para análises e os resultados preliminares de identificação viral descartam a ocorrência de febre aftosa e estomatite vesicular.

Testes complementares para efeito de diagnóstico diferencial identificaram Parapoxvirus, agente causal da pseudovaríola, doença não pertencente à lista da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.

Trata-se de zoonose ocupacional que acomete principalmente ordenhadores. A doença caracteriza-se principalmente por lesões cutânea nas mãos e mais raramente no antebraço. Em bovinos, principal espécie afetada pela enfermidade, as lesões nas mucosas e pele são verificadas na boca, focinho e úbere. A taxa de morbidade é baixa e normalmente evolui para autocura.

As atividades de vigilância veterinária nas seis propriedades com vínculo ao foco foram iniciadas na data de hoje, sendo designada uma equipe para cada propriedade, visando maior velocidade nas investigações epidemiológicas e no desencadeamento das providências necessárias.

Estão sendo executas ações de diminuição de riscos, principalmente: Restrição de trânsito de animais vivos, produtos, subprodutos de origem animal e materiais possíveis veiculadores do agente etiológico.

Estão sendo executas ações de mitigação de risco, principalmente: Restrição de trânsito animais vivos, produtos, subprodutos de origem animal e materiais possíveis veiculadores do agente etiológico. (Com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas