COPA DO MUNDO OAB ingressa mandado de segurança para Secopa

Data:

Compartilhar:

Nayana Bricat/GD


Devido à falta de transparência nas informações sobre o andamento de todas as obras da Copa do Mundo em Cuiabá, a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB/MT), ingressou com um mandado de segurança contra o secretário da Secopa, Maurício Guimarães. Segundo os diretores da Seccional, no dia 28 de janeiro, foi feito um requerimento de informações para o secretário e ele se manteve inerte ao pedido.

“Ele não respondeu no prazo nossa notificação que buscava informações sobre a previsão do término das obras da copa, além de outras informações, e sua omissão é abusiva e caracteriza desrespeito à Constituição Federal, à Lei de Acesso à Informação e à sociedade, que merece informações mais transparentes acerca das obras que têm trazido impactos financeiros e de bem estar a todos. Por isso, propusemos mandado de segurança, sem prejuízo de outras providências – judiciais ou extrajudiciais – a serem tomadas contra os gestores públicos e o Estado que possam ir além da prestação de informações”, frisa o órgão.

Essa não é a primeira vez que OAB requisita informações à Secopa. Em fevereiro de 2013, foi encaminhado a entidade um ofício solicitando a cópia dos contratos das obras e as demais contratações referentes à Copa do Mundo. 

Segundo o presidente da OAB, Maurício Aude, o objetivo dos pedidos era para saber qual a real situação em que os documentos e as obras se encontravam. “A OAB/MT tem como um de seus princípios primar pela legalidade e por ser representante da sociedade, o papel de zelar pela aplicação correta dos recursos públicos”.

À época, o secretário da Secopa não atendeu à solicitação da Ordem, o que levou a instituição a notificá-la extrajudicialmente um mês depois (março) para ter acesso aos documentos, recebendo as respostas somente no mês de abril. (Com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas