Após 6 meses de planejamento e 45 dias de transporte, a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos já está no Centro de Manutenção do modal, em Várzea Grande. Nesta sexta-feira (8), a Secretaria extraordinária da Copa do Mundo em Mato Grosso (Secopa/MT) apresentou detalhes do metrô de superfície à imprensa.
CEO da Mac Logística, Everaldo Barros explica que o trabalho das equipes de engenharia e projetos da empresa, que atua há 28 anos no ramo. “Trata-se de uma logística bastante inovadora para desenvolver uma logística principalmente segura”.
Barros destaca que desde a saída da fábrica da CAF, onde a composição foi montada, até o Porto Seco de Cuiabá, foram necessários 45 dias, tempo médio que levará o transporte de cada um dos trens. “O trajeto mais longo é o marítimo, atravessando o Oceano Atlântico, 30 dias de viagem. O transporte rodoviário levou em média 5 dias de Santos (SP) a Cuiabá”.
Apesar de obedecer a um cronograma definido pela Secopa Barros acredita que os próximos lotes serão maiores. “Os trechos estão bem definidos, este primeiro serviu para orientar quais eram os maiores percalços. Com certeza traremos em quantidade maior. Isso porque o maior percalço era certificar a garantia da integridade do VLT. Este era o maior desafio”. De acordo com o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, 25 dos 40 trens já estão prontos.
Além do transporte, o manuseio do VLT demanda um procedimento complexo, aponta o CEO da Mac. “Não pode haver o içamento da carga. Toda operação deocrreu de uma logística sem o içamento. Desde a saída da fábrica, não houve nenhum içamento, o que é muito complicado. Felizmente conseguimos”.
Os testes com a primeira composição, que chegou à Cuiabá na quarta-feira (6), deverão ocorrer na próxima semana. Com 42 metros de extensão e 2,4 metros de largura, foram necessárias 3 carretas para a realização de transporte. No CM, o trem passará por análise de freios, refrigeração, iluminação, comunicação e aceleração.