futsal para deficiêntes visuais foi realizado pela primeira vez em Colider.

Data:

Compartilhar:

O evento foi realizado através do ceminário para olimpico que teve o objetivo de apresentar as  modalidades de fácil adaptação aos atletas com deficiência.

Várias modalidades foram apresentadas, como Judô, Natação e também futsal para cegos. Nesta modalidade atletas da seleção Matogrossense uma participação especial ao público, com jogadores que fazem parte da história do futsal para cegos que teve o seu destaque nos jogos paraolímpicos de 2004.


História do Futsal para cegos.

Embora não haja uma história oficial, acredita-se que a prática do futebol entre pessoas portadoras de deficiência visual tenha começado na década de 20, em Espanha, nos pátios das instituições especializadas.

No início, era comum que os deficientes visuais utilizassem garrafas plásticas com pedrinhas dentro, até que se percebeu que uma bola comum envolta em um saco plástico fazia barulho em seu deslocamento e permitia uma maior mobilidade dos jogadores. No entanto, esta técnica esbarrava na falta de durabilidade dos sacos. Foram feitas tentativas mais ousadas, como prender os guizos fora da bola, o que, naturalmente, não funcionou. 

A bola que hoje em dia é utilizada (e que é produzida no Brasil) foi concebida na década de 80 e ainda está em processo de evolução.

Em 1986, na Espanha – um dos países em que os direitos dos deficientes são mais respeitados – realizou-se o primeiro campeonato entre clubes. Levou quase uma década para que se estabelecessem competições entre selecções.

A partir de 1997, a IBSA (International Blind Sportive Federation) passou a organizar campeonatos mundiais. Com três títulos mundiais, o Brasil é o maior campeão da história da Taça do Mundo da modalidade. Mas o momento de maior destaque deste desporto adaptado aconteceu em 2004, quando o mesmo estreou nas Paraolimpíadas. 

Durante o evento, as partidas foram transmitidas para vários países, proporcionando a muitos a oportunidade de conhecer este desporto para deficientes visuais. 

Actualmente, o Futsal para Cegos é praticado em mais de trinta países. A sua estreia oficial em Jogos Olímpicos para pessoas portadoras de deficiência – Paraolimpíadas – ocorreu em 2004, em Atenas. Desde então, os atletas desta modalidade têm sido reconhecidos, especialmente no Brasil, país vencedor do Futsal para Cegos nos Jogos de Atenas.

Em Portugal, são escassos os clubes que apostam nas modalidades para Invisuais, pelo que será necessário dar importância a este tipo de população pois, quiçá, poderá ser um grupo de trabalho bastante interessante, motivante, e especial para quem gosta de Futsal, ou do Desporto em geral. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas