Governo quer usar fundos para pagar dívidas e salários

Data:

Compartilhar:

 

O governador Silval Barbosa (PMDB) defendeu a aprovação do projeto de lei de sua iniciativa que altera a destinação dos recursos dos fundos estaduais. O texto da Mensagem 80/2012 prevê que o Governo possa remanejar até 30% do valordos fundos para pagar dívidas do Estado e salários de servidores públicos.

“É um projeto importante porque a Fonte 100, que é destinada para o pagamento de salários, é finita. Ela acaba. Então, queremos tirar 30% dos recursos de cada fundo para bancar a estrutura de pessoal. Queremos fazer isso com todos os fundos”, disse Silval.

Ele justificou que alguns fundos demandam grande quantidade de mão-de-obra para terem suas políticas executadas, e isso impacta nas despesas do Estado. É o caso do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). 

“O Fethab, por exemplo, foi concebido para habitação, construção e recuperação de estradas. Depois, foi alterado para ajudar a pagar a Copa. Nosso objetivo é que ele passe a ter 30% destinados para habitação, 30% para a Copa e 30% para bancar essa estrutura de funcionários”, disse Silval.

“Quantos funcionários estão trabalhando na realização da Copa? Quantos funcionários estão trabalhando na habitação? E nas estradas? Então, tudo isso tem que ser amparado dentro desses fundos. Se as pessoas estão a serviço do fundo, o fundo que pague. Você não pode ir só buscando da Fonte 100, porque a fonte 100 é finita”, completou.

O projeto de lei visa a evitar, também, que ocorram, novamente, situações como a que envolveu o secretário de Fazenda, Marcel de Cursi, que foi acionado pelo Ministério Público do Estado (MPE) por destinar recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Femam) para a Conta Única do Estado, de modo que esses recursos foram utilizados em outros setores.

O MPE conseguiu uma decisão liminar para impedir que os recursos fossem para a Conta Única e, em seguida, obteve outra decisão judicial determinando o afastamento de Cursi do comando da pasta. A situação já foi resolvida e Cursi voltou ao comando da secretaria.

Protestos 

O projeto é polêmico e despertou protestos de setores da economia. Em nota, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) se posicionou contra a proposta.

“A mensagem nº 80/2012 que dispõe sobre as leis que criaram os fundos estaduais visa a formalização do desvio de finalidade dos recursos destes fundos. Importante salientar que o setor produtivo não é contrário à existência dos fundos, mas entende que estes devem ser aplicados exclusivamente nos fins para os quais foram criados”, diz trecho da nota.

O texto está na Assembleia Legislativa, e deve ser votado na próxima semana, antes que os deputados entrem de recesso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...