Grande pacote de privatizações de Dilma começa com rodovias e ferrovias

Data:

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (15), o governo Dilma Rousseff lança a primeira de uma série de concessões à iniciativa privada em infraestrutura. As primeiras áreas contempladas serão rodovias e ferrovias, mas o plano da presidente é mais abrangente e pretende resolver o nó logístico brasileiro com ampliação e gestão mais eficiente também de portos e aeroportos.

 

De acordo com fontes do governo, os detalhes dos modelos de concessão ainda estão sendo fechados e não seguirão um padrão único. Cada área terá um tipo de concessão, levando- se em conta as especificidades do setor.

O certo é que não serão adotados nem o mesmo modelo de concessão usado nas privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso (quando ganhava a empresa que pagava mais para o governo) nem o das concessões do governo Lula (quando ganhava a empresa que oferecia a menor tarifa ao usuário).

Objetivo de Dilma

A elaboração do plano foi toda conduzida pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff, que ao longo dos últimos meses fezreuniões constantes sobre o assunto. Passaram pelo Planalto para discutir as concessões ministros, técnicos do governo, empresários e os CEOs das maiores empresas brasileiras.

 

Dilma ouviu todos, cobrou sugestões e projetos que iam e voltavam até chegar a um grande plano bem amarrado para resolver o problema de infraestrutura do País no longo prazo. E apesar de as concessões terem sido divididas em quatro grandes áreas, o projeto prevê a ligação dessas áreas para que as deficiências em infraestrutura sejam resolvidas por completo.

 

 

Pelo plano passa também a discussão da redução do custo da energia, um grande entrave para todo o setor produtivo. O objetivo da presidente é oferecer energia mais barata — o que resultaria necessariamente na redução de impostos — já vislumbrando o fim das concessões, previsto para 2015. A ideia do governo é renovar as concessões pra ter mais margem de manobra para agir na redução de preços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas